destaque / entretenimento / games

Há alguns dias, estive no lançamento do simulador de vôo X-Plane11.

Com mais de 3 mil réplicas de aeroportos reais, efeitos climáticos atualizados e novas aeronaves com detalhes mínimos explorados, o software agrada desde amantes do hobbie, até pilotos em formação.

Para se ter uma ideia do grau de perfeição da simulação, as simulações no X-Plane valem como horas de voo para pilotos.

Não que eu seja experiente na área de games, passo longe disso, mas fiquei impressionado com a quantidade de detalhes com que os desenvolvedores do X-Plane 11 se preocuparam. São mais de três mil aeroportos reais que a simulação contém, além da possibilidade de sincronizar as condições de clima do game com as da realidade.

 

zx

 

Em conversa com João Domingues, CEO da Boxware, ele afirmou que o game foi feito para uma área muito extensa de consumidores. É possível jogar o game usando apenas um PC, onde os controles são feitos com o mouse e as teclas. “Quanto maior o uso de adaptadores e anexos, mais real e empolgante a experiência fica!” Domingues me contou. “Podemos, por exemplo, jogar com dois monitores, fazendo com que o campo periférico fique mais aguçado. Aí dá para adicionar os pedais, o volante, os câmbios. A complexidade dos complementos vai de acordo com o tamanho da paixão pelo hobby“.

No lançamento à imprensa, havia o cockpit inteiro para pilotar. E deixo aqui uma informação importante.

Para aqueles que não sabem o que é um cockpit, como eu no momento em que recebi o convite, ele é simplesmente a cabine do piloto. No caso, apenas uma simulação dela.

 

Mais informações aqui.

 

Joguei no modo manual, junto de um instrutor. Passei vergonha? Sim, mas nada que eu já não esperasse. Certo momento ele segurou o volante para mim e quase que jogou sozinho para nos botarmos de volta na direção da pista. No jogo manual, temos que cuidar da inclinação horizontal das asas do avião, enquanto ficamos de olho na altitude que a aeronave alcança e em sua velocidade, além de, claro, controlar sua direção.

Foi uma tragédia. O instrutor me avisava para ficar de olho na inclinação da asa esquerda e tentar manter a velocidade em certa medida. No momento que ele me pedia para fazer mais uma coisa, como direcionar a aeronave à pista, eu perdia tudo o que havia tentado manter e entrava em pânico. Tentei disfarçar até o ponto em que fui obrigado a assumir que estava perdido. Foi tanta informação pra cabeça de um mero mortal, que eu já estava rindo de nervoso.

Por sorte, ou pelos vastos conhecimentos do instrutor, consegui (ele conseguiu) estacionar o avião sem grandes acidentes. Da próxima vez, pedirei para jogar no automático

E fica a dica para vocês que curtem uma boa simulação e são mais talentosos que eu nessas coisas. O Simulador pode ser instalado em computadores facilmente, através de seus DVD’s Rom.

The following two tabs change content below.
Vinii ainda é estudante de jornalismo e tem muito o que escrever pela frente. Paulistano de berço, se esforça pra não se acostumar com o cinza e o cruel de Sp. Acredita que há amor aqui, e em qualquer outro lugar, e luta contra o futuro de Black Mirror.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas