Workshop de Tabuleiro para crianças no BIG

20121130-204158.jpg

Nesta sexta-feira, último dia de aulas na escola dos meus filhos, postei a foto acima no Instagram contando da alegria do caçula (#aos10) com a “recauchutagem” de seu iPod. A tela precisou ser trocada e agora a capa protetora mostra no exterior o que está dentro do aparelho: muitos jogos.

Acrescentei um comentário à foto: “esta mãe aqui terá que controlar ainda mais o tempo de exposição do mini gamer apaixonado por Minecraft, Angry Birds Star Wars e tantos outros jogos que encantam até adultos. Em poucos minutos um amigo que foi um talento precoce na programação e muito jovem se tornou empresário na área de TI comentou: “controle, mas também lembre que o Minecraft é o LEGO desta geração e dele sairão engenheiros”.

Verdade. Mas como caminhar da brincadeira para o que pode ser um talento efetivo que se converterá em profissão?

Uma das alternativas que tenho encontrado é mostrar aos meus filhos tanto o que um profissional faz quanto o que devemos fazer para começar a desenvolver uma atividade.

Neste sentido, eventos como o BIG (Brazilian International Game Festival), o primeiro festival internacional de jogos independentes realizado no país, são grandes oportunidades para pais e educadores entenderem o universo de suas crianças. Inspirado no Festival Independente de Games de São Francisco, o BIG visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e intercâmbio de produtos, e se estabelecer como ponto de encontro e de referência para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais.

Parte da programação é para adultos, admito, incluindo atividades exclusivas para desenvolvedores iniciantes ou profissionais e outras abertas ao público, como a exposição, game play e votação de jogos participantes do festival. Mas neste sábado e domingo, 01 e 02/12/2012, acontece o Workshop de Tabuleiro, atividade na qual crianças de 6 a 12 anos poderão aprender os passos iniciais para o desenvolvimento de um jogo, tais como delimitação de tema e personagens, entre outros elementos essenciais. O workshop de tabuleiro é gratuito e acontece no MIS, simultaneamente ao festival, orientado por Yuri Fang, sócio-diretor da Darwin Jogos e Galápagos Jogos. Os participantes serão divididos em grupos, receberão um kit com um tabuleiro em branco, fichas e pecinhas, e deverão estabelecer a narrativa e as regras do game. Ao final, os grupos poderão interagir, conhecer e jogar o game do outro. Além disso, cada criança vai ganhar um kit para dar sequência ao aprendizado e desenvolver um jogo em casa. O workshop acontece em dois horários e é aberto ao público, mas para participar, basta acessar o link e se inscrever gratuitamente.

20121130-212225.jpg

E durante o workshop os pais poderão conhecer e jogar os games que estão participando do festival, inclusive os vencedores de cada categoria de Melhor Jogo, Melhor Arte, Melhor Som, Melhor Narrativa, Melhor Gameplay, Melhor jogo Online e Revelação Brasil.

O BIG vai até o dia 02 de dezembro, no Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP), das 11h às 21h.

P.S. Meus agradecimentos à equipe do Titan Games que nos avisou sobre o workshop, lembrando do evento.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.