“Minha mãe sempre dizia que Educação é a única coisa que ninguém tira da gente. (…) Nessas eleições, preste atenção nas propostas dos candidatos para melhorar a qualidade da Educação. Eu já decidi: Eu voto na Educação!”
Dira Paes
Em agosto companhei na mídia a notícia de que os candidatos à Presidência assinaram o Termo de Compromisso do Projeto Presidente Amigo da Criança, proposto pela Fundação Abrinq com o objetivo estimular a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes através do monitoramento de metas nas áreas de saúde, educação e proteção contra maus tratos, exploração e violência.
Os compromissos assumidos pelos presidenciáveis são aqueles que todos nós gostaríamos de ver realizados por um bom governo: reduzir as taxas de mortalidade infantil e materna, melhorar o ensino público, proteger as crianças de todas as formas de abuso, negligência, exploração e violência e também desenvolver ações de prevenção para reduzir a prevalência do HIV/AIDS entre a população infanto-juvenil.
Na mesma época entrou em ação a nova fase da mobilização Eu, Você Todos Pela Educação, que também foca a importância de colocar a melhoria da qualidade da Educação na pauta dos candidatos – não só dos presidenciáveis, mas para todos os cargos eletivos que escolheremos em 2010.
Recente pesquisa do Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação SM, realizada pelo Ibope em maio deste ano, aponta que a Educação ocupa o 3º lugar entre as principais preocupações dos eleitores brasileiros. Após a primeira etapa focada na importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, a segunda fase tem como foco as eleições. Entre as ações da mobilização para os próximos meses, estão os filmes com os atores Paulo Goulart e Dira Paes e o jornalista Heródoto Barbeiro, que dão seu ponto de vista sobre a importância da Educação de qualidade para todos.
O grande objetivo desta etapa é colocar a Educação de qualidade em destaque na pauta das eleições estaduais e federais, incentivando que a população cobre dos candidatos propostas concretas para a área. Outra intenção é que a sociedade continue acompanhando os compromissos assumidos pelos governantes eleitos. Hoje é o dia para mostrarmos que acompanhamos as propostas que seus candidatos de 2010 têm para educação e vamos votar nas que são reais, têm chances de serem implementadas e de fato ajudam a melhorar a situação das nossas crianças e adolescentes.
=)
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Projetos acadêmicos e permanência indígena na universidade - 19/02/2019
- Ações anti-idade: seguir uma dieta saudável - 11/02/2019
- Eu procuro acompanhar mulheres na política – e vocês? - 07/02/2019
- Concordar, discordar, conversar… respeitar! - 06/02/2019