sustentabilidade

voluntariado no dia do meio ambiente

Dia 05/06 marca o Dia do Meio Ambiente, data que, desde a minha infância, é relembrada com conceitos de preservação e de uma relação amorosa com a flora e a fauna que nos envolve. Mas para que tudo funcione realmente a contento nesta circunvizinhança, um elemento tem se mostrado primordial para ativar e inspirar o equilíbrio das relações humanas com seu entorno: o voluntário.

Aquela pessoa que recria espaços verdes nos dias livres, que dedica horas para ensinar crianças a serem cidadãos, que promove eventos para oferecer serviços e melhorar a autoestima dos moradores de sua região, que usa sua rede de contatos (online ou offline) para promover conversas e divulgar a importância da causa.

Por acreditar na importância deste personagem, quando vi que a Fundação Telefônica|Vivo faria o seminário “A Sociedade em Rede e o Voluntariado” exatamente no dia 05/06, sorri sozinha. E, ,aproveitando que estaria no Rio para outro trabalho, decidi que eu teria que participar, tuitando de volta que queria ir e perguntando como fazer.

A grande característica dos voluntários é exatamente esta: ação. Poucas coisas seguram esta pessoa que está sempre pronta a arregaçar as mangas e melhorar alguma coisa ao seu redor.

E se você se interessou, ainda pode se inscrever para participar ou acompanhar o evento por streaming neste link.

Fico feliz quando vejo que o ativismo digital que fazemos em blogs é parte importante de eventos como este. O streaming que democratiza e a abertura do evento que trata do universo no qual estamos – “O Mundo Conectado”, palestra com o diretor geral da Telefônica|Vivo, Paulo Cesar Teixeira – me mostram que estamos sendo vistos e por isso mesmo precisamos nos aproximar, para ter mais força. Os dois painéis seguintes, com os temas “Voluntariado no mundo conectado” e “Experiências de uso de tecnologia no voluntariado”, também são interessantes para os blogueiros, tuiteiros e facebookeiros.

Moderarei as perguntas e comentários enviados por estes players nas redes sociais (aqui nos comentários do blog, onde podem contar de projetos ou indicar posts com suas ações, ou no Twitter usando a hashtag #voluntariado) e conto com sua participação.

Espero poder contar à plateia e aos debatedores da manhã, no painel “Voluntariado no mundo conectado”– Ananda Osório, Assistente de Programa do VNU Brasil – Voluntários das Nações Unidas; Wanda Engel, presidente do Instituto Unibanco e do CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial; Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica|Vivo; e Bruno Ayres, membro do board do Centro Ruth Cardoso, CEO da Argus Systems e da V2V.net. A mediação será da filósofa Viviane Mosé, articulista da Rádio CBN – muitas experiências e visões do pessoal que se faz presente pela tecnologia.

O evento acontece durante o dia inteiro. À tarde, a partir das 14h30, o segundo painel “Experiências de uso da tecnologia no voluntariado”, terá moderação de Gabriella Bighetti, diretora de Ação Social da Fundação Telefônica|Vivo, num grupo interessante que terá Linda Kamau, desenvolvedora de software do Ushahidi (sistema de comunicação na web que utiliza dados Crowdsourced); Joyce Prado, consultora educacional na IBM; Natalia Kelbert, especialista em mídias sociais; e Ana Goelzer, publicitária e organizadora na TEDxLaçador.

Serviço:

  • Seminário “A Sociedade em Rede e o Voluntariado”
  • Data: 05 de junho de 2012
  • Horário: das 9h às 17h30
  • Local: Centro de Convenções Sul América
  • Endereço: Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Centro – Rio de Janeiro
  • Informações e inscrição: seminariovoluntariado@teleeventos.com.br

Veja tudo que aconteceu no dia no Twitter:

Posts relacionados

Você pode gostar também de ler:
Neste ano meu filho mais velho completa 18 anos e - geração Uber - ele
Há alguns anos, tive a honra de fazer um "tour" por uma parte do rio
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas