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Você se sente meio culpado porque simplesmente pega ônibus ou metro enquanto aquele seu colega faz todo trajeto de bicicleta? 

Quer reduzir o risco de doenças cardiovasculares, o sobrepeso e o diabetes? 

Um estudo indica que usar o transporte público para chegar ao trabalho pode ajudar na saúde preventiva, com resultados ainda melhores do que caminhar ou andar de bicicleta!

O estudo japonês, apresentado na conferência anual da American Heart Association neste fim de semana em Orlando (Florida), compara pessoas que usam diariamente ônibus, trem ou ambos para ir ao trabalho e aqueles que o fazem de carro, a pé ou de bicicleta, levando em conta outros fatores, como idade, sexo e até mesmo o hábito de fumar.

Os pesquisadores concluíram que os indivíduos que tomam transporte público reduziram em 27% o risco de hipertensão e em 34% de diabetes em comparação com os outros grupos. Uma explicação para os resultados é que as pessoas caminham mais para tomar o ônibus ou o trem indo do que os que vão para o trabalho de carro ou de bicicleta.

Segundo os pesquisadores japoneses, devemos considerar o transporte público em vez do carro como parte de uma atividade física regular, contando-os como os #30tododia – 30 minutos de atividade física regular recomendados para manter a boa saúde.

O universo pesquisado:

Mais de 5.900 pessoas com idade entre 49 e 54 anos, em média, participaram do estudo em 2012, em Osaka, Japão. Eles responderam a um questionário sobre sua atividade física e como eles estavam indo para o trabalho. A maioria dos que recorreram ao carro para chegar ao trabalho foram homens, enquanto mais mulheres escolheram o transporte público, caminhar ou andar de bicicleta.

Reveja no blog uma entrevista exclusiva sobre os #30tododia com Dr Victor Matsudo, idealizador do AgitaSP que tem resultados notáveis semelhantes aos deste estudo japonês. 

E vamos começar 2016 animados, sem dar mole pro sedentarismo! 


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