Você sabe quanto pesam as suas roupas do dia a dia?



Já notaram uma enorme diferença no seu peso quando vocês sobem na balança com uma calça jeans e botas ou de vestido de verão e rasteirinha? A diferença não está (só) nas guloseimas do inverno ou na sua imaginação para inventar desculpas pro peso extra. As roupas realmente pesam muito!

Eu sempre soube, afinal, quem já fez mala para viajar nota que bastam duas calças jeans e algumas camisetas para ficar um peso enorme, né? Mas não é só o jeans, vale a pena pensar no peso de tudo, em especial para se cuidar melhor da roupa.

Uma das grandes surpresas para mim no mês de testes do novo modelo de lavadoras de roupas Aqua Saver da Continental foi saber exatamente quanto pesa cada peça de roupa. Claro que a primeira coisa que se deve saber sobre a capacidade de uma lavadora de roupas é que o peso anunciado refere-se a roupas secas. Junte a isso o volume e você terá uma visão mais real da capacidade da máquina.

Mas pesar? Pois é, pesar ajuda a saber quanto colocar para lavar de uma única vez. E descobri isso com a Aqua Saver porque ela faz este “cálculo” automaticamente. Sério, não é papo de vendedor.

Um dispositivo na máquina faz com que ela calcule o volume certo de água necessário para lavar de acordo com a quantidade de roupas. Ao contrário das lavadoras que tive antes, que podem consumir até 200 litros de água numa “maquinada”, esta economiza até 60% da carga de lavagem por ser inteligente. São 120 litros a menos de água por lavagem.

Engraçado que o cérebro da gente é programado para pensar que precisa de mais água. Nas primeiras vezes que lavei roupas (em especial estas roupas mais pesadas, que absorvem muita água durante a lavagem, como jeans e toalhas de banho) eu fiquei olhando o funcionamento (a tampa é toda de vidro e super resistente, além de travar enquanto funciona, sendo à prova de crianças ou de adultos palpiteiros) e achei que aquilo não ia dar certo. (risos) A sorte é que o engenheiro técnico que veio me orientar sobre o uso da máquina já tinha nos alertado, avisando que a gente ia achar que faltava água, mas que era assim mesmo e tudo ia funcionar super bem.

E foi. Como a Aqua Saver vai reaproveitando a água o tempo todo com o sistema Twister (que produz fortes correntes circulares de água gerando movimento por baixo das roupas) e com a recirculação de água (que é constantemente jogada novamente sobre a roupa em movimento), a roupa sai de lá completamente lavada, com todo potencial do sabão aproveitado por ter sido distribuído adequadamente no mínimo necessário de água.

O enxágue funciona da mesma forma, mas com um pouco mais de água do que a lavagem. E acabou minha preocupação com o duplo enxágue para as toalhas de banho e os lençois, que não raro ficavam com restos de sabão em pó por aqui quando tínhamos a antiga lavadora. A Aqua Saver nos entrega a roupa pronta para estender no varal e sem resíduos.

E por falar em sabão em pó, um comentário que preciso fazer: esta máquina tem dispenser para sabão líquido. Juro, isso era sonho de consumo: há anos prefiro lavar roupas com sabão líquido (e usava um de coco para bebês e outro para minhas roupas mais finas, ambos líquidos) e para colocar no automático da outra máquina eu tinha que usar um em pó mesmo. Daí os vestígios de sabão que ficavam na roupa se eu não usasse duplo enxágue, aumentando o consumo de água e de luz… enfim, um círculo vicioso do qual agora me vejo livre.

E para quem ficou curioso com o papo do peso da roupa, vale ver abaixo a tabela de peso aproximado de roupa seca:

Na próxima vez que a balança brigar com você, já sabe: a culpa é da roupa muito pesada!

Neste próximo mês vou contar para vocês, todas as terças-feiras, como foi o período de testes do novo modelo Aqua Saver da Continental, uma linha de lavadoras de roupas que promete resolver parte das preocupações ambientais e da sobrecarga de roupas de famílias. 
Espero contar com sua companhia e suas dicas em comentários sobre o tema nas próximas semanas.

Saiba mais sobre a Aqua Saver no site e na fanpage da máquina, e descubra a parte social da Campanha Consciência Limpa no vídeo, muito fofo, em que eu, Gui, Enzo e Giorgio viramos personagens de desenho animado.

:-)

Google+ Comments

Tags: Aqua Saver, Campanha Consciência Limpa, Continental Aqua Saver, Enzo, Giorgio

Comente, compartilhe! ;)

2 respostas para “Você sabe quanto pesam as suas roupas do dia a dia?”

  1. Bruno Lira disse:

    Nossa essa maquina e incrivelmente maravilhosa! O sonho de todas as mães!

  2. [...] calcula o volume certo de água necessário para lavar de acordo com a quantidade de roupas. Como contei, ao contrário das lavadoras que tive antes, que podem consumir até 200 litros de água numa [...]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.