Você sabe o que é um negócio social? #socialgoodbr

Uma das maravilhas de estar acompanhando o “esquenta” do Seminário Social Good Brasil super de pertinho é aprender algo novo todo dia. Não se trata apenas de descobrir uma novidade, mas de descobrir novos jeitos de usar as tecnologias de conectividade para promover o bem estar social, indepedente de ajudar a melhorar a vida de muitos ou de milhares. No Social Good Brasil acabo descobrindo como nomear ações que acho incríveis (como a que cito aqui hoje, dos negócios sociais), mas também aprendo que ideias que pareciam meio estranhas e utópicas podem ser implantadas com sucesso.

Negócios sociais são empresas que oferecem soluções para problemas sociais, usando mecanismos de mercado. É nessa área que atua a Artemisia Negócios Sociais, com muitas iniciativas e projetos para fomentar esses negócios.
Vamos conhecer um pouco da história da Artemisia em novembro através de Renato Kiyama, um dos palestrantes do seminário Social Good Brasil. Saiba mais sobre este painel e sobre o seminário que acontece de 06 a 09/11/2012 em Florianópolis aqui.

E por falar no seminário, duas dicas para quem é ligado neste tipo de tema e está com vontade de participar. E fica a dica de que vale correr atrás logo, pois estão ativas até o dia 26/10:

ganhe uma viagem para Florinópolis para participar do Social Good Brasil em novembro de 2012

Um concurso para blogueiros vai escolher um felizardo que terá hospedagem e despesas aéreas pagas para ir a Floripa acompanhar tudo. Para concorrer basta usar seu blog e responder em forma de post à seguinte pergunta:

Por que eu mereço estar presente no Seminário Social Good Brasil e que mudança social promoverei com as palestras que ouvirei lá?

O Festival de Ideias, iniciativa que acontecerá em paralelo ao seminário, aceita inscrições para ideias de como usar a tecnologia para a transformação social na categoria Social Good Brasil. O Social Good convida a todos que têm uma boa ideia sobre como o uso das tecnologias podem ajudar na mudança social a compartilhar sua criação e a completar sua construção no FdI. sua ideia pode ser selecionada e ganhar o investimento-semente (seedmoney) para se concretizar! Veja como participar aqui.

Eu gostei especialmente de duas ideias que atuam no conceito de família:

  • MUNDO MELHOR vai estabelecer uma conexão entre adultos e crianças sob um propósito sério, nobre, maior e mais ambicioso, desenhar o melhor mundo possível pra se viver. É ao mesmo tempo uma iniciativa para acordar a criança que existe em cada um de nós desse sono pesado chamado personalidade social (no sentido de sujeito social). Você pode acompanhá-la e colaborar na cocriação clicando aqui.
  • MAMÃE CRESCI propõe uma troca na base do consumo colaborativo para o mundo dos pequenos, com a economia do compartilhamento de peças de roupas e objetos infantis para crianças pequenas. Para acompanhar basta clicar aqui.

Já teve ideias para inscrever lá? Aproveite e conte no site!

E espero que a gente se veja no Seminário! Mas, para quem não pode mesmo ir, fica a dica de que teremos streaming de todas as palestras no site www.socialgoodbrasil.org.br.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.