cidadania

Há pouco, dando uma olhadelha no Facebook, me deparei com este recado da @vanessa_aguiar:

Domingo o IBGE passou lá em casa. E assim que o recenseador saiu, minha filha me perguntou se eles iam mesmo a todas as residências. ‘Todas mesmo, mãe? Até nas casas dos traficantes?’. Na falta do que dizer, respondi que essa era realmente uma boa pergunta.
Dia seguinte (ontem), assisti a uma mesa com o Guillermo Planel, após a apresentação de seu novo documentário – ViVendo um Outro Olhar, que trata a questão da comunicação, sobretudo do fotojornalismo, sob a ótica da favela – no curso JPPS do professor Evandro Vieira Ouriques. Na saída, entre outros assuntos, falei com o Guillermo sobre a pergunta de minha filha. Surpresa boa foi receber um e-mail dele hoje refletindo sobre a questão… Enfim, a questão sempre rende. Semana que vem terei uma cópia do filme e, para quem quiser, disponibilizo com prazer.
O olhar das crianças e dos jovens é transformador porque talvez seja mais questionador e curisso do que o nosso. E acho que taí nosso grande papel como pais, tios, comunicadores, o que sejamos… não massacrar esses ‘por ques?’ com respostas prontas, pré-fabricadas. Mas dizer, simplesmente, ‘eu não sei’. E procurar a(s) resposta(s) junto com eles.

P.S. By the way, o IBGE ainda não passou aqui em casa… mas segundo Marcelo Ivanovitch, “Toda pergunta tem resposta: http://bit.ly/9uRZ6S. Em área de risco os recenseadores contratados são das próprias comunidades para que estes circulem sem problemas”.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas