#ViradaCientifica na USP: para seres humanos curiosos de todas as idades

Quem mora fora de Sampa deve estranhar de tanto que a gente fala em “virada”.

Mas a verdade é que este modelo – que deixa a cidade 100% ligada num tema por 24h – é ótimo e concentra interessados e entusiastas dos temas.

Quem curtiu a Virada Cultural, suou a camisa na Virada Esportiva, e se conscientizou com a Virada Sustentável, agora pode enriquecer seu conhecimento sobre o mundo com a VIRADA CIENTÍFICA da USP.

IMG_0373.PNG

A partir das 8 horas da manhã do dia 11/10/2014, a programação da USP e outras instituições oferece mais de uma centena de atividades com entrada franca para seres humanos curiosos de todas as idades. 

IMG_0371.PNG

Como nas outras “viradas”, serão 24h de atividades ininterruptas, só que desta vez para nerd nenhum botar defeito: de simulação de um terremoto até uma visita a uma célula humana gigante. Quem se animar também poderá conferir campeonatos de futebol robôs, caminhadas pela cidade universitária, workshops de criação e palestras.

O mais legal, no final de semana das crianças, é que TODOS os museus da USP estarão abertos e com entrada franca, assim como o Planetário, o Instituto Butantan, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), a Faculdade de Medicina (Zona Oeste), a Casa de Dona Yayá (Centro) e o Parque CienTec (Zona Sul).

Realizada pela USP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), a Virada contará com mais de 60 atividades, boa parte delas voltada às crianças.  Para Maria Arminda do Nascimento Arruda, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, “a Virada Científica será importante para estabelecer uma conexão mais estreita com a sociedade, já que nossa produção científica é feita para ela. Além disso, ajudará a construir ações educativas no campo da ciência com potencial para estimular vocações nessa área”.

Serviço:
– Local: USP – Cidade Universitária, Centro Universitário Maria Antônia, Casa Dona Yayá, Faculdade de Medicina, Instituto Butantan e Parque de Ciência e Tecnologia de São Paulo (CienTec)
– Duração: 24 horas, com início às 8h do dia 11/10/2014

Curiosidade: o lema da USP é Scientia vinces, vencerás pela ciência.

IMG_0374.PNG

E é uma oportunidade imperdível poder estar lá e aproveitar tudo que a instituição oferece.

A Universidade de São Paulo é uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país, da Ibero-América e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo.

A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, com aproximadamente 88 000 alunos matriculados. Ela possui doze campi, quatro deles em São Paulo (o campus principal é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, com uma área de 7 443 770 m²). Há campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Santos, Ribeirão Preto e dois em São Carlos. A USP está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.