blogosfera / cidadania / social good

[Este post faz parte da Blogagem coletiva sobre violência infantil que acontece em 19/11, dia mundial de combate a violência doméstica contra a criança e o adolescente. A idéia desta blogagem é da @mamaede3 e foi incorporada por @blogdati e @ingridstrelow.]

Você sabia que o Senado tem um programa chamado Infância e Paz? Eu descobri porque uma amiga me contou que acontecia nesta semana em Brasília a 3ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, reunindo especialistas da França e Reino Unido, além do Brasil, para tratar de temas como “A Importância dos Primeiros Laços entre o Bebê e os Cuidadores”. O objetivo é sensibilizar e conscientizar o Poder Público e a sociedade para a importância do cuidado primordial nos primeiros anos de vida, período decisivo para a formação do indivíduo, do seu caráter, fundamental à convivência social, à cultura da paz e prevenção da violência. Dentre os palestrantes estavam Dr. Bernard Golse, chefe da Psiquiatria Infantil do Hospital Necker-Enfants Malades, da França, e professor das Universidades de Paris V e Paris VII; Dr. Sylvain Missonier, do Instituto de Psicologia da Universidade Paris X e da Maternidade do Hospital de Versailles (França) e brasileira/britânica Dra Elvidina Nabuco Adamson-Macedo, professora emérita da Universidade de Wolverhampton e membro da Seção Maternidade e Recém Nascidos da Royal Society of Medicine, de Londres. Preciso falar o quanto eu queria ter estado lá? O encontro debateu o apego visto como laço afetivo íntimo e continuo entre duas ou mais pessoas e a literature que sugere uma relação entre a qualidade do apego ou dos laços afetivos com o desenvolvimento e a saúde mental do ser humano e os estudos tem vinculado um ambiente fetal desfavorável com consequências na saúde adulta, inclusive psicológica, com tendências maiores a depressão.   Estava também na pauta o debate sobre os cuidados necessários que a mãe (e pai ou cuidadores) devem ter com o bebê como forma de prevenção que facilite o desevolvimento de crianças (e mais tarde adolescentes e adultos) saudáves física e emocionalmente. Outros aspectos ligados ao tema da Primeira Infância também foram abordados, como a relevância do estímulo à criatividade nos primeiros anos de vida; a importância do diálogo e ampliação dos vínculos para a comunidade, inclusive em instituições de abrigamento e no acolhimento de crianças em adoção; os cuidados com a depressão maternal e paterna pré e pós parto. Ainda não encontrei registros na rede com opiniões de quem esteve lá, então deixo aqui o convite para os leitores se manifestarem e para abrirmos a conversa sobre a importância dos cuidados na primeira infância para garantir adultos “do bem”.Preferi não ser repetitiva e escolhi este viés da importância do vínculo na primeira infância, mas já  tratei da violência doméstica aqui no blog nos últimos anos:

Artigos interessantes sobre o tema:

P. S. E sobre o programa chamado infância e paz, vale visitar o site e ler bons artigos como:

P.S. Posts sobre violência doméstica aqui no blog nos últimos anos:

Posts relacionados

Você pode gostar também de ler:
“@gra_flor: "Uma casa sem musica é como um corpo sem alma" Dom Bosco” Estive por
Neste começo de ano decidi reler esta obra querida que foi um dos guias da
Uma das coisas que mais gosto de fazer é reunir amigos. Estou descobrindo que promover
Passamos as últimas semanas atendendo ao convite de "testar" as brincadeiras do Baú de Diversões
Caça ao tesouro, Em busca do tesouro, Tesouros da floresta... tantos nomes interessantes para uma
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas