bem estar

Tenho um filho cientista e uma irmã cardiologista, então imaginem como esta nova exposição caiu como uma luva para nós. Pretendo levar Enzo, porque não devemos menosprezar as aptidões e interesses infants. Já contei aqui que minha mãe tem uma gravação na qual Sheron (a médica da família) era entrevistada por mim e eu fazia a correspondente internacional enquanto que ela era a cientista que ganhara Nobel. Exageros infantis à parte, o fato é que falar isso aos 5 e 7 anos e depois realmente seguir esta áreas, depois de peregrinar muito em outras, tem que ter algum sentido.

A exposição Vias do Coração está na Estação Ciência-USP, em São Paulo e é uma realização da sanofi-aventis em parceria com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

“Vias do Coração” estréia aqui junto com o projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos”, um museu de ciências itinerante desenvolvido pelo Museu da Vida/COC/Fiocruz e Fundação Cecierj. A parceria público-privada permitiu que a exposição “Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos”, tenha percorrido nos últimos dois anos 30 cidades de três estados da região Sudeste, recebendo mais de 150 mil visitantes. Para visitar é preciso ser rápido: “Vias do Coração” fica em São Paulo até 28 de setembro e depois será incorporada ao acervo de exposições do “Ciência Móvel” e apresentada em outras cidades incluídas na Programação de 2008.

Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências, “Vias do Coração” combina conteúdo, atrações e atividades monitoradas para facilitar o aprendizado sobre o Coração, melhorar o entendimento sobre o impacto das doenças cardiovasculares e estimular a prevenção por meio da adoção de hábitos saudáveis.

O formato compacto foi desenvolvido para funcionar como exposição itinerante. Para atrair tanto o público jovem quanto a população adulta, a mostra foi estruturada em várias estações de forma evolutiva e lúdica. Nas estações periféricas, o visitante recebe, em linguagem acessível, informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos em 3D, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.

Durante o percurso, crianças e adultos podem se divertir calculando quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento ou conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia-a-dia. Os visitantes também poderão ouvir sons de batimentos cardíacos em diferentes freqüências, gentilmente cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago, e assistir a vídeos educativos da premiada agência americana Travelogue, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D. Na estação central, o destaque vai para um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular: a Hipertensão. Ilustrações criadas pela designer Mariana Manini retratam situações do dia a dia e chamam a atenção do público sobre a importância de se controlar a pressão arterial. Mesclando conceitos com algumas retrospectivas e curiosidades históricas, o objetivo é conferir ao conteúdo um tratamento mais humanizado e fixar o aprendizado.

Serviço:

  • Exposição Ciência Móvel
  • Local: Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo, SP, veja o mapa)
  • De 12 a 21 de setembro de 2008, 3ª a 6ª, das 8h às 18h, sábado, domingo e feriado das 9h às 18h
  • Informações: As escolas podem agendar visitas pelo telefone 0800 703 00 14 ou  (11) 3672-5364 ou 3675-6889
  • Ingressos: R$ 2,00 (grátis para menores de 6 anos e maiores de 60 anos
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas