destaque / educação / empreendedorismo

ETECs, vestibulinho, alternativas ao Ensino Médio focado na futura faculdade

Estaremos com a pedagoga Ana Frank num papo especial para quem já tem filhos crescidos ou está na fase de pensar o quer fazer depois de terminar a escola.

Ana defende o Ensino Médio e Técnico, mas não necessariamente ao mesmo tempo. Em comum temos a visão de que a faculdade não precisa nem deve ser o único caminho, a luz no final do túnel e o que não faltam são alternativas educacionais para se formar bem e se realizar profissionalmente.

Como fiz os dois juntos – técnico e médio – mas numa época em que bastavam 4 anos estudando em meio período para fazer os dois, sempre defendi o Ensino Médio com Técnico, pois creio que a formação profissional técnica de qualidade é útil para nos “direcionar” profissionalmente. Mas não é garantia de acerto: eu fiz Edificações porque queria ser arquiteta (mesmo contrariando o teste vocacional que fiz no final do Ensino Fundamental) e foi no final do curso, já estagiando num escritório de arquitetura, que vi que não era a minha praia. Como sempre fui bem na escrita, migrei para o jornalismo e fiz Comunicação na UFPR.

O papo te interessa?

Marque seus amigos que estão nesta fase para eles participarem com a gente hoje, 04/11, às 15h, no youtube.com/samegui. Assista ao vivo ou salve para ver depois e não deixe de mandar sua opinião sobre o tema. 😉

E para quem está nesta fase e mora em São Paulo:As inscrições para o Vestibulinho das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais de SP) estão abertas e seguem até as 15h do dia 07/11/2014. Para participar, o candidato deve preencher a ficha de inscrição localizada no site oficial do Vestibulinho. A confirmação será feita após o pagamento da taxa de R$ 30,00. São oferecidas 82 mil vagas para Ensino Médio, Técnico integrado ao Médio e Especialização Técnica. Em todo o Estado são 53.639 vagas para cursos técnicos em 217 Etecs e em 47 classes descentralizadas, 8.410 para Ensino Médio e mais 1.890 para o técnico na modalidade semipresencial, por meio do Telecurso TEC. O Vestibulinho traz ainda 19.806 vagas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A partir de 1º de dezembro, será possível conferir os locais de prova no site do Vestibulinho. O exame, com duração de quatro horas, será aplicado no dia 07/12. Serão 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos do Ensino Fundamental. A primeira lista de convocação e matrícula será divulgada no dia 15/01/2015.
Você conhece a Escola de Negócios do Sebrae-SP? A primeira escola de empreendedorismo do Brasil oferece cursos técnicos e tecnológicos gratuitos. A seleção de candidatos será realizada pelo Centro Paula Souza, parceiro da entidade na iniciativa, em prova que realizada junto com o vestibulinho das ETECs.  Para 1º semestre de 2015, serão oferecidas 140 vagas para ensino médio, técnico e médio integrado ao técnico nos cursos de Administração – integrado ao Ensino Médio (35 vagas – Diurno); Administração – modular (35 vagas – Noturno); Marketing – integrado ao Ensino Médio (35 vagas – Diurno); e Técnico em Comércio (Gestão de pequenos negócios) – Modular e semipresencial (35 vagas – Diurno). Para concorrer a uma das vagas do vestibulinho para o Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ter feito o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).  Quem pretende fazer só o Ensino Técnico precisa ter concluído o Ensino Médio ou estar, pelo menos, no 2º ano.
😉
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas