destaque / sustentabilidade

Há algum tempo perguntei aqui:

Quantas árvores estão pelo seu caminho?

E contei que se em frente a sua casa não tiver uma árvore, você faz parte de um terço da população brasileira com a mesma realidade. Os dados são do IBGE: 50,5 milhões de pessoas vivem em 14,9 milhões de residências sem uma árvore ao redor. A falta de árvores nas cidades, além de não colaborar para reduzir o efeito estufa e o aquecimento global, traz outros problemas, como a falta de drenagem da água das chuvas, o que acaba causando enchentes. Como falei naquela ocasião, até problemas sociais (como a violência) são relacionados à falta de verde.

Por eu já acompanhar o tema e saber que a arborização urbana não se faz de qualquer jeito, tenho carinho pela iniciativa Verdejando, que une Rede Globo e a Prefeitura de São Paulo.

verdejando

Acompanho com carinho o ‪#‎verdejando‬ e agradeço a delicadeza da Rede Globo que enviou sementes de Manacá da Serra para eu plantar.

Neste terceiro ano, o mote da campanha é “mais verde na sua vida”, reforçando o tralho do projeto que ajudou a plantar mais de mil novas árvores e distribuiu cerca de 50 mil mudas nos últimos dois anos, une diferentes áreas da Globo durante os meses de setembro, outubro e novembro para mobilizar a população em torno da questão.

3601419_x360

Veja o que estão planejando para este ano:

  • uma série de reportagens especiais nos telejornais ‘SPTV’ e ‘Bom Dia São Paulo’ sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade estarão na TV durante o mês de setembro de 2015. Ao todo, serão 33 reportagens especiais, como a do correspondente internacional Roberto Kovalick, que vai mostrar os resultados de uma pesquisa inédita feita em Londres, na qual cientistas descobriram que a proximidade com o verde ajuda a combater a depressão. Ou a do repórter Fabio Turci que, direto de Nova Iorque, apresenta o sucesso do High Line, linha férrea abandonada que hoje é um dos parques mais visitados do mundo. Em São Paulo, o público saberá como deixar a área do Minhocão mais verde e como estão as árvores plantadas em 2013 no CEU Formosa. E poderá também participar das reportagens, enviando mensagens e vídeos sobre as árvores que mais gostam na cidade.
  • um plantio simbólico na Praça Dom José Gaspar, que abre as atividades externas de mobilização e conscientização por toda a metrópole. Durante todo o mês de setembro será promovido um mutirão de remanejamento de árvores na região central de São Paulo. A Prefeitura detectou a necessidade de substituir árvores inadequadas para o meio urbano ou no fim do seu ciclo de vida, e que representam um risco para a população com a sua eminente queda. Durante o período de chuvas, grandes acidentes são causados pela queda de árvores. Segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, este tipo de procedimento é muito utilizado, especialmente para o paisagismo urbano. O projeto visa desmistificar o que, em muitas vezes, é visto como uma agressão à natureza.
  • mutirões de plantio, oficinas educativas e atividades para o público nas regiões oeste, leste, norte e sul acontecem até o final de outubro de 2015. Também estão previstas ações com professores e alunos da rede municipal de ensino.
  • o encerramento será na primeira quinzena de novembro com a participação na Expo Arquitetura Sustentável
  • o projeto também terá o Desafio Verdejando, com alunos de Arquitetura e Urbanismo FAU-USP, Escola da Cidade e Universidade Mackenzie. Eles foram convidados a propor soluções para áreas da cidade em condições de escassez de espaços verdes. As regiões escolhidas pelas universidades são, respectivamente, Campo Limpo, a ligação do Parque Linear Tiquatira com o Parque Ecológico do Tietê e o entorno do Mercado Municipal de São Paulo.  Os projetos deverão apresentar soluções para grandes questões da cidade, como infraestrutura urbana e metropolitana, rede hídrica ambiental, equipamentos e espaço públicos, habitação e espaços produtivos e participação social.
verdejando ate no apartamento

Inserir o verde no cotidiano, nem que seja em pequenos espaços. É isso que eu faço!

“Queremos mostrar com o Verdejando como é fácil cultivar e preservar a natureza e, principalmente, engajar a população na conscientização sobre o assunto. Estamos vislumbrando um futuro cada vez mais verde para São Paulo. Se cuidarmos do verde em nossas vidas, será cada vez mais fácil incorporar esses hábitos à cidade”, ressalta o gerente de comunicação regional da Globo em São Paulo, Alexandre Mutran.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas