cidadania / cultura web


Quem tem menos de trinta anos não lembra, mas os ventos de mudança tiveram uma importância imensa para a humanidade na virada da década de 1980 para 1990. 

Eu lembro como se fosse ontem, tanto do Massacre da Paz Celestial (1989), quanto do que significou a Perestroika. Minha mãe comprou o livro de Mikhail Gorbatchev e eu, mesmo muito jovem para entender, tentei lê-lo e passei a me interessar pelas notícias sobre o tema. Em 1985 seu governo começou um caminho – no processo da Glasnost (que siginifca transparência) – que resultou em vários fatos que, embora não nos demos conta, nos afetou muito.

Um exemplo é que, ao reduzir o valor gasto na defesa nacional, a URSS optou por desocupar o Afeganistão. Quem conhece a história do Caçador de Pipas (de Khaled Hosseini) ou viu o filme Jogos de Poder (de Mike Nichols, com Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman) sabe do que estou falando. A desocupação permitiu que os talibãs assumissem o poder e destruissem o equilíbirio daquela parte do planeta, além de, à semelhança do que ocorreu na Revolução Cultural chinesa, quase arrasar com a cultura de um país incrível. 

Como eles também deixaram de interferir nos outros países comunistas e na mesma época aconteciam as mudanças na economia chinesa, um dos resultados foi o fortalecimento daquele país como uma potência econômica – cujo formato de produção alterou de modo indelével a economia do planeta nas últimas décadas. 

Pensei em tudo isso quando vi uma chamada de um especial que a CNN apresentará sobre o tumultuado ano de 1989, que mudou para sempre a Europa. Intitulada de Autumn of Change (Outono da mudança) a série combinará programação ao vivo e documentários, imagens históricas inesquecíveis com entrevistas passadas e atuais. Será uma viagem por países que fizeram parte da Cortina de Ferro soviética – Polônia, Hungria, Alemanha, antiga Tchecoslováquia, Bulgária e Romênia – em uma abrangente narrativa dos eventos que continuam a deixar sua herança na face da Europa atual. O programa vai ao ar no dia 04/06 às 14h, com reprises no dia 06/06 às 9h e 21h e 07/06 às 15h.

P.S. A música Wind of Change (Scorpions) é uma das mais belas que conheço para relembrar esta época e a importância que esta abertura teve para o mundo. E ela me lembra minha querida amiga Martina Radje que era intercambista no Brasil em 1990, com quem eu vi, emocionada, a queda do muro de Berlim pela TV.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas