Vencendo a preguiça no café da manhã

20140224-093243.jpg

Devagar estamos voltando à rotina por aqui. Em São Paulo as aulas começam cedo, logo depois do aniversário da cidade, ainda em janeiro, boa parte das escolas retoma as atividades e ficamos por uns dias procurando um jeito de acordar animados pela manhã.

Complicado é acordar super animado quando ainda está escuro lá fora, como foi para nós na segunda-feira. Olhei para fora e respirei bem fundo para me animar e começar a preparar um café da manhã bem gostoso para meus meninos começarem o ano letivo com o pé direito.

Felizmente eles acordaram animados, mas sem vontade de comer tão cedo. Mas, como conhecem a mamãe aqui, nem cogitam ir para escola sem se alimentar. Eu fui uma “Magali” quando menina e na adolescência eu nunca deixei de me alimentar antes de ir para escola para me arrumar ou coisa parecida. Dava um jeitinho de fazer tudo, sem pular café da manhã nem deixar de lanchar no intervalo, o que me garantiu passar sem sobressaltos na balança numa fase em que os hormônios pregam peças.

20140224-093229.jpg

Sem saber, acertei e oriento os meninos para seguirem esta mesma ideia: comer bem pela manhã para estimular o raciocínio. Mas como fazer as crianças e adolescentes “sonados” comerem a fruta, o leite e os carboidratos que precisam? E mais: como fazer isso em pouco tempo, na correria do amanhecer antes da aula?

Adoto uma estratégia dupla: comida mais pesadinha vai pra lancheira. Pão ou biscoito integral, uma fruta fácil de comer no intervalo, barrinhas de cereais, tudo vai para a mochila e ajuda a repor as energias no recreio e esperar com paciência na saída da aula.

Antes da aula, um segredinho da minha infância: vitamina de frutas. Para reforçar com bons nutrientes, faço-a com Nutren Kids para meu filho mais novo. Ele adora o de sabor baunilha no verão, que fica delicioso com frutas suaves e aveia. Em minutos ele ingeriu tudo que precisava para começar o dia bem e nem o sono atrapalha. Quando a gente está mais no ritmo (depois de umas semanas acordando cedo e sem o famigerado horário de verão), adotamos também o Nutren Kids na receita das panquecas matinais. O cheirinho de baunilha ou chocolate (do Chococcino do vídeo) acorda carinhosamente os sonolentos e, na massa, um ou dois cereais integrais fazem as vezes do carboidrato que seria ingerido como pão. Um suco de frutas natural acompanha a panqueca e pronto, o dia começa com um menu equilibrado.

Uma receitinha de família:

20140224-092706.jpg

Meu filho não é muito chegado em vegetais, mas gosta (muito) de espinafre e brócolis. Assim, aqui espinafre entra em receitas doces ou salgadas. Incluo folhas de espinafre na massa da panqueca ou do crepe, fica uma delícia, tanto com acompanhamentos doces (frutas ou geleias) quando com recheios salgados, como um queijo ou peito de frango desfiado. E é um truque do Bolo do Hulk, uma versão do tradicional bolo de cenoura com cobertura de chocolate que faço com folhas de espinafre. Fica supimpa!

20140224-092201.jpg
NUTREN® Kids é um lançamento da Nestlé para complementar a nutrição das crianças. Contém 26 vitaminas e minerais e é rico em cálcio, ferro e zinco, nutrientes essenciais que contribuem para uma alimentação saudável. Além disso, é o único com o delicioso Leite NINHO®.
Saiba mais no site.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.