empreendedorismo / sustentabilidade

[Premio Varejo Sustentavel Walmart] por você.

Há uma semana eu estive num almoço no Museu da Casa Brasileira para o lançamento do II Prêmio Varejo Sustentável e fiquei impressionada com o que vi e ouvi. A chance foi impar porque foram convidados apenas jornalistas da área de sustentabilidade e ecologia, o que fez a “coletiva” (improvisada numa área coberta muito agradável ao lado do local onde seria servido o almoço, como pode ser visto nas imagens) uma boa conversa aprofundada sobre o tema e as novidades que o Walmart tem expectativa de trazer ao mercado brasileiro.

[Premio Varejo Sustentavel Walmart] por você.
[Premio Varejo Sustentavel Walmart] por você.

As metas da empresa são altas: usar em suas lojas 100% de energia renovável, chegar ao padrão de “impacto zero” quando aos dejetos (e aí entra um processo sério com os aterros sanitários das cidades brasileiras) e realizar uma comercialização correta em suas unidades. Se o impacto zero parece difícil, as mudanças na cadeia de suprimentos inteira porque os varejistas como eles são a “ponta da cadeia”. Fiquei contente por ver que temas que há 10 ou 15 anos eram tabus nas empresas hoje são discutidos com seriedade e há tempos não são mais ações de greenwashing mascaradas e renomeadas com termos da moda, como sustentável ou ecoeficiente.

Outro detalhe que achei interessante no discurso da diretora da empresa foi  o de que se estamos focando no futuro de uma geração, as pessoas que devemos chamar são as que estão dispostas a pensar pelo prazer de resolver um problema. E neste perfil unanimemente a  plateia concordou que os estudantes de cursos técnicos e universitários são os mais sinceros – e nesta hora lembrei muito de dois estudantes em especial, pessoas que eu testemunho que são muito envolvidas com a sustentabilidade e que tenho fé de que em poucos anos serão importantes na sociedade: @thanuci e @sustentabilize (Vitório Tomaz). Eles seriam nomes que eu indicaria para participar do prêmio.

E como participar? Os detalhes estão no hotsite http://www.premiovarejosustentavel.com.br

[Premio Varejo Sustentavel Walmart] por você.

Valem propostas que atinjam qualquer etapa da cadeia produtiva do varejo, garantam menor impacto ao meio ambiente e possam ser aplicados pelo segmento varejista supermercadista. Os trabalhos devem ser ineditos – ainda não aplicados no setor – e considerar os três pilares da sustentabilidade: benefícios ambientais, sociais e econômicos – o que significa ser voltado para valores socioambientais sem perder de vista o desempenho econômico.  Para participar o projeto deve contemplar uma das áreas:

  1. ecoeficiência, redução e reciclagem de resíduos
  2. produtos e embalagens sustentáveis
  3. processos e métodos de avaliação, medição, minimização dos impactos ambientais dos produtos comercializados pelo setor
  4. ações sociais no negócio

Creio que, pelo que ouvi lá e conheço destas mentes jovens preocupadas com o planeta, vamos ter novidades boas e concretas, que de fato contribuam com a sociedade e nos tragam expectativa de um consumo mais consciente.

Você pode gostar também de ler:
Neste ano meu filho mais velho completa 18 anos e - geração Uber - ele
Há alguns anos, tive a honra de fazer um "tour" por uma parte do rio
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas