Não faltam estudos sobre as vantagens de dormir – sem roupa!

Eu já escrevi sobre esse tema, lembram-se? Em “Cinco motivos (científicos) para dormir sem roupa” eu expliquei que o corpo humano é projetado para resfriar naturalmente durante o sono e esquentar na hora de acordar.

Por isso, garantir temperaturas mais amenas durante o sono garantem um sono de mais qualidade, o que, por sua vez, ajuda na liberação de “gordura marrom”. Essa gordura saudável é encontrada na região do pescoço e ajuda a queimar calorias enquanto fabrica calor para o corpo.

Eis que hoje descobri mais dois motivos para passar as noites nu em pelo, garantindo que quem dorme sem roupas é mais calmo, mais esperto e ainda por cima, perde peso com mais facilidade. Mas não adianta dormir sem roupa só de vez em quando. A prática só vai ter efeito se for realizada durante um longo período de tempo.

Melhora o sono

Segundo estudo da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, dormir nu faz com que seja mais fácil esfriar o corpo e manter a temperatura mais baixa que o cérebro precisa para fazer você dormir bem. De quebra, depois de uma boa noite de sono, você ainda terá mais disposição no dia seguinte!

dicas para dormir bem no verão, gatinhos dormindo, wallpapers de gatos, imagens de gatos fotos, gatos com sono, gatos
Alguns pequenos detalhes podem ajudar muito a aliviar o calor e facilitar o sono, permitindo que a gente durma profundamente e evite a “moleza” e a falta de disposição do dia que segue uma noite cansativa.
Emagrece

Se o corpo fica muito quente enquanto você dorme, os hormônios necessário para reparar células não são produzidos e o corpo fica em estado de pânico e prefere armazenar gordura do que queimá-la. O Instituto de Saúde dos EUA alega que ficar sem roupa enquanto dorme ajuda a acelerar o metabolismo e faz o corpo produzir a gordura marrom, que queima as gorduras consumidas mais rápido. Por isso, dormir pelado ajuda a emagrecer.

Protege o coração

Dormir pelado quando se está acompanhado faz o corpo produzir a oxitocina, um hormônio que ajuda a reduzir a pressão arterial, estimula o sistema imunológico e reduz a ansiedade, como informado em publicação do fisiologista Kerstin Uvnas-Moberg, especialista do hormônio, da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas.

Aumenta a confiança

De acordo com a pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália, as pessoas que dormem peladas são mais confiantes. Acreditam no seu potencial e têm mais chances de serem bem sucedidas e ganhar mais dinheiro que outras.

Protege a vagina

Dormir sem calcinha permite que o órgão respire livremente e não acumule umidade, que pode deixar sinais da vagina em desequilíbrio, trazendo diversas complicações como coceiras, corrimentos e até doenças.

Protege espermatozoides

O estudo do Instituto Nacional da Saúde da Criança da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, alega que dormir de cueca pode prejudicar a produção de esperma. Manter os testículos quentes por muito tempo alteram a sua qualidade, diminuindo as chances de engravidar a parceira. Por isso, dormir sem roupa também traz benefícios diretos ao homem.

Mulheres elegem sono, sexo e ficar com os amigos como prioridades em um dia perfeito. É o que diz o estudo “Just A Perfect Day: Developing a Happiness Optimized Day Schedule”, publicado na “Journal of Economic Psicology”, realizado pelos pesquisadores Christian Kroll e Sebastian Pokuta da Universidade de Bremen, na Alemanha e do Instituto de Tecnologia da Georgia, EUA.
Mulheres elegem sono, sexo e ficar com os amigos como prioridades em um dia perfeito. É o que diz o estudo “Just A Perfect Day: Developing a Happiness Optimized Day Schedule”, publicado na “Journal of Economic Psicology”, realizado pelos pesquisadores Christian Kroll e Sebastian Pokuta da Universidade de Bremen, na Alemanha e do Instituto de Tecnologia da Georgia, EUA.
Evita envelhecimento

Manter o corpo à temperatura de até no máximo 21°C faz com que os hormônios responsáveis pelo envelhecimento fiquem regulados, impedindo que os efeitos da idade cheguem de forma precoce, como esclarece a médica naturopata americana Natasha Turner em seu site.

De tudo o que acontece no nosso corpo, o sono é a única variável sobre a qual temos uma certa ingerência e é justamente o que sacrificamos quando queremos mais tempo para outras atividades. Temos um orçamento, é preciso eleger prioridades dentro das nossas 24 horas, que são as mesmas para todo mundo: rico ou pobre, o tempo é o mesmo. Hoje vivemos num mundo produtivista, com muitas demandas e uma competição muito alta, o trabalho é levado para casa. Como tempo tem a ver com espaço, tudo fica misturado e, para descansar, é preciso reequilibrar esse orçamento”, justifica a bióloga Lúcia Rotemberg, vice-chefe do laboratório de Educação em Ambiente e Saúde da Fiocruz, que atualmente faz um pós-doutorado em sociologia sobre o uso do tempo.

Leia também:

– Nana, Nenê: Como resolver o problema da insônia do seu filho

– Dormir pouco pode afetar a memória e o sistema imunológico

– Vida agitada, sono tranquilo, será possível conciliar os dois?

– Ter tempo é o grande luxo porque falta tempo para o básico: dormir!

– Crianças precisam dormir 9 horas por noite – veja aqui dicas para garantir esta rotina em seu lar

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.