Vamos fazer um Blog Cidadão?

Apesar do tempo escasso nesta manhã (saio em meia hora para mais uma rodada de treinamento na Editora Globo), deixo uma dica de leitora e um convite aos blogueiros, twitteiros e orkuteiros que me lêem.

Vamos fazer um Blog Cidadão?

No sábado uma discussão surgiu no Gafanhoto sobre como as mídias sociais podem contribuir com a administração pública. Não acompanhei todo o papo, liderado por Juliano Spyer, mas na parte em que estive percebi que o start foi a conversa que blogueiros tiveram com o Secretário Municipal de Comunicação no dia 28/08. Como já contei, a reunião foi consequência da série de encontros que Manoel Fernandes, publisher da Bites, promove neste ano entre blolgueiros e empresários e neste período eleitoral foi ampliada para os candidatos a prefeito de São Paulo. Do encontro com Kassab surgiram algumas sugestões e o Secretário, que não estava presente na ocasião, quis nos encontrar. Estiveram comigo Edney Souza, Wagner Fontoura, Helton Kuhnen, Juliano Spyer, Ricardo Cobra e Pedro Markun. Comentei que ainda ia render um post e na verdade rendeu bem mais. 😀

A alternativa para os blogs ajudarem a democratizar as informações do site da prefeitura surgiu de uma historinha minha aqui no blog. Fiz um post sobre um serviço da SPTrans para ver as rotas dos ônibus urbanos em  http://www.avidaquer.com.br/sptrans-e-google-maps e ele acabou sendo um dos mais visitados do blog porque o serviço não é fácil de localizar no google – e o post é.  (Edney comentou no mesmo dia na Prefeitura que ele tem um post legal sobre São Paulo, feito no mesmo esquema do meu, vou pegar o link e fazer update aqui depois)

Juliano ontem postou resumindo que

Procuramos maneiras rápidas e que exigissem pouco esforço de coordenação para os blogueiros estimularem a sociedade a se apropriar do espaço público online.
A proposta apresentada é que a comunidade blogueira realize uma ação parecida com a do Movimento Blog Voluntário. Agora, a meta é compartilhar uma descober
ta que facilite a vida das pessoas na cidade
.

Existem muitos serviços bacanas como o que a Sam encontrou, mas muitas pessoas não ficam sabendo. A missão é reunir relatos desse tipo para que a informação circule e as pessoas se apoderem delas.
Exemplos: como fazer uma reclamação pela ouvidoria, onde obter dicas de trânsito, como fiscalizar os gastos públicos, por aí. (Quem for de outra cidade e tiver um relato interessante, ele pode ser acrescentado como uma sugestão a ser implementada aqui.)
Acho que vale também juntar apresentações de casos de sites e serviços online que sirvam para fortalecer o poder do cidadão e facilitar sua comunicação com os representantes eleitor. Na tarde do mesmo dia, na segunda conversa sobre esse assunto, apareceu a referencia ao My Society – http://www.mysociety.org
A tag proposta no encontro para se localizar esses textos é “blogcidadao”.
Clique aqui para ler o post completo. 

Amigos, fica a dica e quem sabe este movimento se espalha por várias cidades do Brasil?

P.S. Se você já tem um post neste estilo, mande um aviso e vamos divulgar! 😀 Que tal?

[update] Ricardo Cobra postou no blog pessoal dele um vídeo da desconferência que levou a este tema. Está em BlogcampSP – missão blogueiro.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.