Dicas para ocupar as crianças (quase) sem sair de casa

Crianças brincando em acampamento

Férias de crianças raramente coincidem com as férias dos pais. Se for em julho então, valha-me Deus, como é complicado administrar frio, criança em casa, trabalho normal. No meu caso, tem ainda uma certa “culpa” por não conseguir aproveitar o que tem de legal acontecendo para eles na cidade… pois é, na nossa cidade, pois os meninos, depois de 11 dias nos avós, resolveram voltar para casa com a gente. Pesou muito receber mensagens dos amigos pedindo para voltarem, um pouco não ter mais o que fazer (de novo) lá em Curitiba, um tiquinho a saudade da gente e dos brinquedos.

E eu tive que adotar a técnica de julho de 2009: colônia de férias. Estão novamente na mesma que oferece atividades esportivas indoor numa academia daqui do bairro e que garante aos pais meio período livre todo dia. Nos outros horários, estou contando com pais e considerando a troca de dias para brincar – um dia lá, outro aqui. 😉

Eis que também vi um texto com dicas lá no MdeMulher:

Atividades para fazer em casa:

  • Deixe papel e lápis de cor sempre à mão. Ele pode escrever ou desenhar histórias que mais tarde mostrará pra você. Que tal sugerir que ele desenhe uma história em quadrinhos? (Meu filho, no auge da fase “serei designer quando crescer”, está fazendo muitos quadrinhos)
  • Deixe-o usar o computador, mas lembre-se: mais de duas horas por dia é muito tempo. E fique atenta aos sites que ele visita e com quem conversa pela rede. (nem preciso relembrar o monitoramento dos pais né? Férias com internet segura)
  • Chamar os amigos em casa? Pode, mas ligue durante o dia para saber como eles estão e o que estão fazendo. E converse com os pais das outras crianças antes. (é o meu rodízio)
  • Dê revistas e gibis que ele gosta! Estimule-o a ler ou recortar as figuras para montar um mural. (fiz post no Mãe com filhos nesta semana sobre isso: Ler livros nas férias faz o retorno às aulas ser muito melhor!)

E o texto de lá continuava com dicas para quem quer levar as crianças em diversos passeios, para eles aproveitarem, sem você gastar muito, além de sugestões para quem está de férias junto com os filhos.

P.S. E para os finais de semana: Museu pode ser lugar de criança? E tem vários Filmes para as férias de inverno.

Posts relacionados

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook