cultura web / empreendedorismo

Redes sociais são úteis para disseminar perfil profissional folha de s paulo

Uma reportagem do caderno de Carreira da Folha de S. Paulo (do domingo, dia 14/06/2009) listava redes sociais e explicava, tintin por tintin, como elas podem ajudar a alavancar a carreira. Segundo a repórter Paula Nunes, a presença nas redes sociais online valoriza candidato e propicia entrevistas, disseminando o perfil profisisonal, mas “são as entrevistas individuais e as ferramentas de avaliação utilizadas durante esse processo que determinam a contratação”.

“No começo, as redes sociais da internet eram usadas para entretenimento -reencontrar amigos, manter novidades em dia e divulgar fotos pessoais. Agora, elas têm outra função: a de promoção profissional.
Assim, os já difundidos blogs, Orkut e LinkedIn são complementados por Twitter, MySpace e YouTube para mostrar currículo, encontrar vagas e promover competências.
As páginas eletrônicas de relacionamento começaram a se fortalecer entre recrutadores há pouco mais de um ano, aponta Elaine Saad, presidente da ABRH (Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos).”

A matéria não tem conteúdo liberado na web (se você tem acesso ao uol pode ler aqui), mas eu tirei fotos do jornal enquanto lia e estão no meu flickr em Redes sociais são úteis para disseminar perfil profissional.

Qual será a rede social mais útil para quem procura trabalho? Twitter, Linkedin, Orkut, Facebook, MySpace ou manter um blog?

Qual será a rede social mais útil para quem procura trabalho?

Como profissional que atua nestas redes sociais trabalhando com jornalismo online, considero que cada profissional poderá fazer uso diferenciado das redes. Mas as dicas citadas na matéria (como usar e o que evitar em cada uma delas) vale para quase todos os casos!

Cada rede de relacionamento possui características próprias e está na mira de empresas e agências de recrutamento. Com tanta atenção, os usuários devem calcular como fazem sua exposição virtual. A chance de conquistar uma vaga pode ser perdida quando o profissional possui em seu perfil virtual elementos que manchem sua imagem, como fotos constrangedoras, piadas de gosto duvidoso e comunidades com os nomes “odeio meu chefe” ou “bebo até cair”.

E como relembrou Raquel Recuero, pesquisadora da área (desde 2002) não vale entrar em determinadas comunidades somente em razão de um processo seletivo e depois da contratação, abandonam os grupos. Sob meu ponto de vista, isso pode abrir portas, mas não garantirá o trabalho nem uma boa – e forte – rede de relacionamentos.  Se você quer entrar neste espaço, lembre-se de manter o perfil atualizado e criar uma postura participativa nessas redes – consciente de que isso vai exigir tempo, dedicação e disciplina. Mas os resultados são alvissareiros. 🙂

[udapte]

Agradecimentos à Flávia Penido que me ajudou a buscar as informações online no UOL. Priceless.
Saiu no G1 no dia 24/06/2009: Empresas aderem ao Twitter para divulgar vagas de emprego – Instrumento é mais utilizado entre companhias da área de TI.
[/update]

Você pode gostar também de ler:
Nem todo instagramer é um geek que usa os filtros do smartphone para fazer seu
Tudo começou num papo descontraído no Facebook que eu vi no Twitter sobre os furoshikis
Perguntei novamente ontem no Twitter se "as amizades da internet são descartáveis", inflexível na minha
Já escutei algumas vezes dos amigos dos meus filhos que usam Twitter que suas contas
“A necessidade de investimentos em infraestrutura no Brasil é muito grande, e isso já é
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas