casa / destaque / sustentabilidade

leve-o-frescor-das-plantas-para-o-interior-da-casa

Criada no sul, inverno para mim era sinônimo de frio, umidade e chuva. Mal acreditei quando mudei para São Paulo há 12 anos e descobri que os invernos podem ser plenos de sol! Mas, ter dias de sol neste período do ano tem um lado que exige cuidados com a saúde da família: falta umidade.

A baixa umidade do ar é uma constante por aqui, deixando todo mundo com sinais de que o corpo está precisando de um apoio extra. Usamos umidificador de ambiente o tempo todo, deixamos toalhas úmidas do banho para secar numa cadeira ao lado da cama durante o sono e tantas outras dicas para melhorar a qualidade do ar dentro de casa.

Hoje relembro outra que considero fundamental: ter plantas dentro de casa que ajudem a criar um ambiente confortável.

Mas Sam, eu ouvi a vida toda que não devemos ter plantas dentro do quarto porque elas “roubam” o ar… como é isso?

Levar os jardins para dentro dos ambientes pode passar a sensação de bem-estar e refrescancia à decoração. Nas fachadas ou em estantes, as plantas dão charme e toques mais coloridos aos cômodos. Trago hoje algumas dicas na hora de investir nestes elementos nos espaços da casa.

Uma ótima opção para quem quer levar um pouco da natureza para os ambientes é investir em plantas pendentes. Elas dão um toque especial aos móveis mais altos, como as estantes. Outra dica é colocar estas plantas penduradas com ganchos e harmonizadas com tons quentes e contrastantes com os verdes, como Nozes e Sorvete De Mamão.

(Os nomes são geniais, né?)

Para dar outra vida ao espaço, abusar nas variações de plantas na decoração também é uma alternativa para levar mais leveza e frescor aos ambientes. Para os cômodos menores, a dica é colocar pequenos vasos em uma estrutura de madeira. Se a preferência for por suculentas, por exemplo, a sugestão é arrumar nichos com diferentes vasinhos em uma das paredes da casa.

Os ambientes externos também podem ganhar mais charme com os verdes da natureza. Para compor estes espaços, opte por tintas que não tenham a necessidade de ser lavadas e fiquem limpas apenas com a água da chuva. Neste caso, as plantas podem ser combinadas com cores terrosas, como o Mostarda Dijon ou o Lenha.

Na hora de escolher o cantinho para colocar as plantas, vale olhar os espaços com mais luminosidade da casa. Cada planta tem sua particularidade para a quantidade de sol e água por dia.

Veja mais inspirações:

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas