
(Foto: Cecília Bastos / USP Imagens)
As pessoas com mais de 60 anos estão cada vez mais ativas, já falamos aqui que os 60 são os novos 40. Pensando nessa demanda crescente por atividades, a USP (isso, a famosa Univesidade de São Paulo!) oferece, a cada semestre, uma gama variada de vagas para esse público em uma ação que visa a incluí-los no ambiente universitário e também a favorecer um intercâmbio geracional com seus alunos.
Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completa 23 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e realizado pelo Núcleo de Direitos da USP.
Em sua 47ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior, traz 4.110 vagas divididas em disciplinas regulares oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.
Inteligência Artificial, Mecatrônica, Comércio Eletrônico, Jornalismo Esportivo – a pauta além do futebol, Produção Audiovisual em Comunicação Digital e Oficina de caracterização de jóias e pedras preciosas estão entre os 472 cursos disponíveis, que são ministrados nos campi da Cidade Universitária, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Atividades esportivas exclusivas para idosos também têm vagas em programas como Treinamento Funcional, Pilates, Meditação e Yoga, Dança Circular e Musculação. Além disso serão oferecidas atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como Práticas com tablets e celulares, Artesanato, Canto Coral, Redes Sociais, Empreendedorismo Residencial e Noções Gerais de Direito.
- Os interessados não precisam ter vínculo com a Universidade;
- Idade mínima de 60 (sessenta) anos, como estabelece a ONU e a UNESCO;
- Os alunos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade são vinculados a este programa, não recebendo número USP e tendo direito apenas a atestado de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, quando o docente assim o determinar e desde que o aluno cumpra as exigências da disciplina. Caberá às secretarias solicitar o número de atestados requeridos;
- Disciplinas específicas requerem exame prévio de currículo ou entrevista com o docente responsável; para a maioria delas, porém, nada é exigido, desde que haja, pelo menos, por parte do candidato, condições suficientes de aproveitamento;
- Cada unidade da USP é soberana na gestão do programa, administrando-o conforme suas necessidades internas.
- O período de inscrição para as disciplinas regulares do 2º semestre de 2017 será de 24 a 28 de julho de 2017.
Escolha uma cidade:
Serviço
- Universidade Aberta à Terceira Idade
- A relação completa de atividades está disponível no site prceu.usp.br/3idade.
- Inscrições para disciplinas regulares | De 24 a 28 de julho de 2017 − Vagas limitadas disponíveis por ordem de chegada.
- Inscrições para as atividades complementares | Cada unidade define seu calendário de inscrição, portanto é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site.
- Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.
Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail 3idade@usp.br.
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Jogadores de futebol tem visão melhor - 20/04/2018
- Como sair das bolhas? Como distinguir notícias falsas das verdadeiras neste mundo de pós-verdades? - 18/04/2018
- Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação - 16/04/2018
- Your name: a esperança que sobrevive às piores fatalidades - 14/04/2018