Uma viagem diferente, não só por cidades bonitas, mas por soluções para um mundo melhor

20120824-124308.jpg

Uma mania das sextas-feiras de manhã por aqui é tomar café vendo um programa que passa no TLC (Travel & Living Channel, um dos canais da Discovery), que no Brasil chama “Casas Ecológicas” (em inglês World’s Greenest Homes). No programa, no qual podemos visitar lares prontos e onde de fato famílias vivem, saindo do conceito “maquete e protótipo” que envolve muitos projetos sustentáveis interessantes.

Outro detalhe que me agrada muito (e aqui entra a pessoa que concluiu o curso técnico em edificações porque queria ser arquiteta) é que vemos projetos defendidos tanto por arquitetos ou empreiteiros que encontraram nas construções sustentáveis seu novo negócio, assim como vemos pessoas comuns, como eu e você, que têm ideias e anseios que conseguem concretizar em casas diferentes, que fogem do convencional e mostram um jeito novo de viver no mundo, sem tanto consumo e com muito conforto.

O programa faz um tour por residências “verdes” ao redor do mundo e tem sido um prazer descobrir soluções em locais que pouco acompanhamos, como a Austrália. Chamam atenção igualmente as alternativas para revitalizar bairros operários (como a minha querida Mooca) em grandes centros urbanos nos EUA, locais que fogem daquele padrão do subúrbio da costa leste ou das casas californianas, sempre com grandes quintais e recuos frontais, situações urbanas adversas, mas que encontram nas soluções criativas um jeito sustentável de ser.

Outro detalhe que vale ressaltar: não se trata de soluções simples, como uma casa que tem calefação (muito usada nos países mais frios) acionada através de placas fotovoltáicas ou um projeto com móveis de madeira certificada. Ambos podem estar no projeto, mas o que vemos são lares com sistemas integrados (projetos com coleta de luz solar para diminuir o uso de energia, reaproveitamento de água e condicionamento de ar, uso de materiais novos para os pisos e as bancadas, por exemplo) e nos quais paisagismo e decoração acompanham a busca pela sustentabilidade.

Então fica a dica para o final de semana, sonhar com lares mais sustentáveis e buscar inspiração nas soluções (simples ou completas) de programas de TV que nos levam a uma viagem diferente, não só por cidades bonitas, mas por soluções para um mundo melhor.

P.S. Uma série dos vídeos pode ser vista (em inglês) neste link.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook