mãe / sustentabilidade

Visita do @verparacrescer na #CasaSustentavel do @shopeldorado

Estamos numa campanha de férias aqui no blog né? Compartilhamos dicas dos programas para fazer com as crianças, evitando deixá-las só no computador/videogame e, acima de tudo, encontrando atividades que sejam interessantes para toda família. Nesta linha, recebemos um convite muito simpático do Shopping Eldorado para conhecer uma atividade que está na sua área de eventos nestas férias de julho, uma “Casa Sustentável”.

A ideia, que teve inspiração na Virada Sustentável que aconteceu recentemente no Parque do Ibirapuera, mostra de forma prática e palpável (de verdade!) as mudanças no estilo de vida na família brasileira ao longo das décadas de 1950-90, com atividades interativas para as crianças compreenderem como mudamos nossa forma de conviver e de consumir neste período.

Visita do @verparacrescer na #CasaSustentavel do @shopeldorado

Num espaço de mais ou menos 100 metros quadrados é possível visitar ambientes que retratam fases dos lares brasileiros, contrapondo os estilos de vida de cada época aos da atual por meio da reprodução de ambientes residenciais típicos. São seis ambientes, cada um abordando aspectos diferentes do life style.

Visita do @verparacrescer na #CasaSustentavel do @shopeldorado

Na sala, que representa a década de 1950, estão os aparelhos que reuniam a família num lazer coletivo: TV, rádio, telefone (daqueles ainda de discar, que não usavam energia) e lá as crianças são convidadas a pensar no individualismo atual, pois hoje raras são as famílias que – como a nossa – não contam com aparelhos multimídia individuais que os isolam e que continuam a conviver no consumo de cultura na TV, games e música. Da mesma forma elas são apresentadas ao conceito da energia elétrica como um conforto e um benefício que não faz tanto tempo que chegou aos lares e que deve ser consumido com consciência e parcimônia. Dicas são dadas neste ponto sugerindo a opção por lâmpadas mais econômicas, aproveitamento de luz natural e o cuidado para não deixarmos os aparelhos em “stand by”.

Visita do @verparacrescer na #CasaSustentavel do @shopeldorado

No quarto, cômodo que vem a seguir e representa os anos 1960, há uma clara relação com o movimento “flower power” e o ideal de igualdade e consciência coletiva expressos em Imagine, música de John Lennon. Ao falar sobre o consumo individual – de roupas, brinquedos, mídia – a criança ouve também falar da sua “pegada ecológica“, do quanto sua presença causa impactos no planeta. E, ao sair do espaço, somos convidados a deixar nosso recado, com nosso desejo para o futuro, repensando nas opções pessoais e coletivas.

No banheiro, é óbvio, trata-se do uso racional da água. Não só a conversa sobre o banho menos demorado e cuidado com o uso excessivo de água nas descargas do vaso sanitário, o alerta para o cuidado com a manutenção do lar, evitando vazamentos e procurando reutilizar água de lavação de roupas para lavar o chão, são alguns dos exemplos que os monitores da visita passam às crianças. Na nossa visita este foi o momento no qual as crianças começaram a se soltar e a passar suas impressões – e até críticas – ao uso de água no seu cotidiano doméstico, repartindo conhecimento e preocupações com o planeta.

Casa Sustentável e seu recado com a água - foto de @lilianeferrari

E finalmente na cozinha, a parte que achei mais fácil para as crianças compreenderem: alimentação, reaproveitamento de alimentos e reciclagem dos resíduos (lixo ou sucata). Achei interessante o insight de relacionar a cozinha com os anos 1980 porque foi exatamente a fase dos cuidados com a alimentação saudável, muitas dietas (algumas amalucadas) e o conceito de uma vida com mais qualidade, na qual alimentação e atividade física são pontos altos. As crianças puderam rever a pirâmide alimentar (visível na geladeira da casa) e também saber que 1/3 de todos os alimentos perecíveis comprados pelos lares brasileiros (o equivalente a 39 mil toneladas) é jogado no lixo todos os dias, reforçando a importância de planejar o cardápio, comprar somente o necessário, preferir orgânicos e até utilizar sacolas reutilizáveis.

Visita do @verparacrescer na #CasaSustentavel do @shopeldorado

Ao final, nos sentamos no espaço público (a rua) e conversamos sobre o que cada um pensava acerca da sustentabilidade. Gostei muito das constatações que pude fazer ao ouvir meus filhos conversarem na roda formada por mães blogueiras – @rolippi @mamaetaocupada e @lilianeferrari – com suas filhas, todos mediados por @chiaragadalera, convidada pela Remix e o Shopping Eldorado a nos ciceronear e ao final conversar sobre alternativas para o reaproveitamento de materiais. Ela mostrou às crianças novos conceitos de brinquedos feitos com “sucata” e contou de projetos que realiza com algumas marcas utilizando estes materiais e depois presenteando comunidades carentes.

Gostou? A visita é gratuita no @shopeldorado (Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, São Paulo, SP) e a Casa Sustentável funciona até o dia 31/07, livre para visitação de pessoas de todas as idades, porém o público principal é formado por crianças de 4 a 12 anos e seus pais, proporcionando uma atividade educativa e lúdica que pretende ensinar sustentabilidade aos mais jovens.

E para quem está chateado porque não mora em Sampa, mas queria compartilhar todas estas ideias com seus pequenos:

Vamos sortear dois livros infantis que ganhamos lá na exposição entre os leitores que comentarem (ou tuitarem com link) este post contando alguma coisa da sua casa sustentável, do seu cotidiano mais cuidadoso com o meio ambiente.

Valem os comentários postados até domingo, dia 24/07.

P.S. Leia também o post do @enzobuzz, #aos11, contando da experiência lá no @verparacrescer.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas