Um passeio em família nas maravilhas da Mata Atlântica

“Reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a Reserva Natural Salto Morato está localizada no mosaico de áreas protegidas Lagamar, uma extensa região entre o litoral paranaense e o litoral sul de São Paulo que representa o maior e mais conservado remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil.”

Rio do Engenho em Salto Morato
Rio do Engenho em Salto Morato, foto gentilmente cedida por Leonardo Augusto Matsuda.

Um passeio em família nas maravilhas da Mata Atlântica

Paranaense, apaixonada pelas belezas naturais da região que fica entre a Serra do Mar e o litoral do meu querido estado natal, sempre sonhei em fazer um passeio com meus meninos para ver as maravilhas da Mata Atlântica no Paraná.

Meu marido, que foi montanhista na adolescência e tem familiares ligados ao CPM (Clube Paranaense de Montanhismo), é entusiasta como eu destes projetos que conservam a natureza, mas ao mesmo tempo abrem para nós, cidadãos comuns, a chance de conviver com a natureza que tem pouco vestígio de ocupação humana. Meus meninos, crianças de cidade grande e de apartamento, também sonham com isso a cada programa de TV que assistem no Discovery Channel e NatGeo.

Imaginem então o entusiasmo com que vemos as iniciativas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR). Já contei aqui a história de sua criação e do excelente trabalho que fazem. Agora deixo um convite para vocês verem o vídeo abaixo e planejarem também sua forma de valorizar os espaços inacreditavelmente lindos como este, além de divulgarem ações que merecem nosso respeito e apoio.

Gostou?

A Reserva Natural Salto Morato está aberta à visitação de terça a domingo, das 8h30 às 17h30, e é uma ótima opção de passeio, seja nas férias ou em finais de semana. A visita é recomendável para todas as idades, incluindo crianças e idosos.

A Reserva está localizada a cerca de 20 quilômetros da sede da cidade de Guaraqueçaba e a 160 quilômetros partindo de Curitiba. A entrada na Reserva custa sete reais por pessoa, com opção de camping a dez reais. Maiores informações aqui ou pelo e-mail morato@fundacaogrupoboticario.org.br.

P.S. Nestes passeios ao ar livre, vale lembrar: leve bastante água, protetor solar, repelente, boné e tênis ou botas de trekking.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook