Um Ka tamanho família #kmdefamilia

20140203-204800.jpg

Quando tive meu primeiro filho o Ford Ka era um carro de mulher solteira. O motivo? Compacto e econômico, com linhas arredondadas, ele tinha um ar feminino. Mas, justamente seu design, que agradava tanto (eu mesma pensei várias vezes que seria um bom carro para usar no dia a dia), era seu defeito.

Quanto temos bebê e passamos a usar as “cadeirinhas”, vemos que carro tem que ter espaço no banco de trás e 4 portas – sem falar num porta-malas legal, pra caber (quase) tudo! Assim, com 3 filhos, o Ka deixou de ser um modelo que eu considerasse.

Isso até hoje, quando eu e Manu fomos à apresentação do novo Ka Concept 4 portas, que é o sedan para acolher o cliente da Ford que agora tem família.

Mais do que uma versão do modelo já estabelecido, trata-se da visão global de um carro compacto de quatro portas totalmente novo, que já chega ao Brasil com tecnologia inteligente e design premium.

Segundo a companhia, é um novo padrão de qualidade e acabamento para os carros compactos.

(E sim, eu fiquei doida para ver o interior do carro, mas por enquanto é apenas um conceito de design. Combinei com a Ford que vamos testar assim que puder para confirmar se é mesmo “bom pra família!”)

O legal é saber que o modelo foi desenvolvido no Brasil, no Centro de Engenharia e Design de Camaçari, na Bahia. Como brasileira, fico orgulhosa do que é feito por aqui e como mãe, ao ver que novas áreas profissionais se reforçam por aqui, criando empregos interessantes que podem interessar meus filhos num futuro próximo. Que menino que adora desenhar não gostaria de desenvolver um novo conceito de carro?

Agora, os conceitos do Ka Concept 4-Portas apresentados no Brasil e na India têm diferenças: o modelo indiano é um pouco mais curto e se chama Ford Figo Concept. Esses detalhes fazem parte da estratégia da marca de atender as preferências dos consumidores de cada mercado dentro do projeto global.

20140206-231903.jpg

Não se pode cair na tentação de tratar os “consumidores emergentes” de forma pasteurizada, assim como, há cerca de duas décadas, se sugeria tratar os mercados emergentes. É fato que os consumidores querem cada vez mais dos seus carros, mesmo quando se trata da primeira compra ou de carros compactos. Exigem economia de combustível, baixo custo de propriedade, interior espaçoso, mas igualmente design moderno, segurança e recursos inteligentes.

E vale o empenho, afinal, o segmento de carros compactos representa 60% da indústria no Brasil e também é o que reúne o maior número de competidores. Os compactos de quatro portas, considerados isoladamente, representam 20% de todo o mercado. Quem em sã consciência não quer este mercado?

Pelo que tenho visto, a Ford quer! O Ka Concept 4-Portas é um novo padrão de carros compactos e promete surpreender oferecendo um refinamento premium e atributos só encontrados em veículos de segmento superior, detalhes raros em compactos brasileiros equivalentes tais como Toyota Ethios e VW Voyage. Testei ambos na época em que escolhi meu carro atual e o acabamento foi o ponto mais frustrante e decisivo para não comprar estes modelos.

20140206-231708.jpg

No evento de apresentação do carro, ouvimos João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul, que liderou a criação do conceito, que afirmou ser comum ver nesse segmento carros projetados com base em tendências e modismos que ficam rapidamente ultrapassados. Ele garante que optaram por criar um design refinado, duradouro, limpo e elegante, que também transmite a sensação de precisão, eficiência e sofisticação, trazendo “um novo nível de refinamento para o segmento de sedãs compactos, usando elementos encontrados em veículos mais caros”, com detalhes como a grade dianteira trapezoidal, uma das marcas fortes do DNA de design Ford, o capô de aparência robusta e faróis alongados que acentuam a esportividade do modelo, com formas parabólicas internas que mostram a atenção dedicada aos detalhes.

20140206-232921.jpg

Para quem gosta de detalhes, podemos dizer que “o para-brisa é inclinado ao máximo e as linhas curvas e ascendentes criam a sensação de movimento. O porta-malas, espaçoso, é proeminente, com linha elegante em harmonia com o conjunto do veículo.

Para quem quer desempenho, vale saber de um diferencial das pesquisas: as formas do Ka Concept 4-Portas foram aperfeiçoadas em centenas de horas de testes em túnel de vento para aprimorar a aerodinâmica, reduzir o ruído de vento e oferecer uma rodagem silenciosa. Além disso, os ajustes aerodinâmicos otimizam também a economia de combustível, ajudando a carroceria a cortar o ar suavemente.

Para quem quer integração, há uma promessa de cabine com porta-objetos inteligentes e o MyFord Dock, uma maneira inédita de usar, guardar e recarregar aparelhos como celular, tocadores de MP3, integrados com o sistema de conectividade do veículo.

20140206-232623.jpg

Em 2013, a Ford já havia apresentado, no Brasil e na Europa, a proposta do modelo cinco portas do Ka Concept e o @avidaquer este lá. Relembre o post do Guilherme Nunes da Silva.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.