Um jardim feito com o que não se quer mais

Jardim-sustentável-jardim-ecologico

Um jardim precisa de pouco mais do que amor à natureza. O zelador do condomínio está arrumando as orquídeas e as frutas dos pássaros nas árvores hoje e eu fico encantada com a simplicidade e ao mesmo tempo grandeza do ato.

🙂

Senta que lá vem história:

O zelador do condomínio onde moramos, um senhor que está aqui desde que o prédio foi entregue aos moradores pela construtora, em julho de 1980, me contou que gosta muito de orquídeas e de pássaros (soltos). Assim, ele começou a reunir os vasos que eram descartados pelos moradores quando as flores não vingavam dentro do apartamento e ajeitá-las nas (felizmente muitas e frondosas) árvores do nosso jardim. Como temos apenas quatro prédios pequenos em uma quadra, o jardim é grande e ensolarado e a vegetação responde bem ao sol e ar fresco que tem. Trinta anos depois o que temos é uma profusão de orquídeas que nos encantam ao longo do ano, pois ele tomou o cuidado de colocar as mudas de forma que não fiquem floridas sempre do mesmo lado, num “rodízio” de beleza natural.

E quanto aos pássaros, eles contam com a ajuda dos feirantes. Na rua de trás temos feira às terças e “Seu José” (o zelador) pega frutas meio passadas, que não foram vendidas, e coloca-as nos braços das árvores para atrair os passarinhos que moram na região. Pela manhã é um cantoria por aqui – daquelas que os insones, como eu, nem sempre gostam, mas que fazem a vida ser mais bonita – e até nossa gata coletiva (adotamos uma, que mora embaixo dos carros e é mantida coletivamente há alguns anos) gosta deles.

Viram só? Vasos que não dão mais flor, frutas que não podem ser vendidas, uma gata sem dono e passarinhos livres fazem a vida ser mais bonita e menos descartável, não é mesmo?

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook