entretenimento

graffiti, grafite, grafite urbano, street from brazil, brazilian art, brazilian graffiti,

Bem que eu gostaria de contar que tivemos um dia criativo fazendo graffiti ou vendo sua execução, como presenciamos uma vez na Zona Norte, mas não foi bem assim. Saímos à tarde para aproveitar a programação infantil do Centro Cultural São Paulo e acabamos “instagramando” (compartilhando fotos no Instagram) das novas “paredes” que substituem a área de xadrez do espaço que fica na região do Paraíso em São Paulo.

graffiti, grafite, grafite urbano, street from brazil, brazilian art, brazilian graffiti, Giorgio, Enzo,

Ao ver os meninos fotografando com seus iPods lembrei da reação que o graffiti – arte urbana até então distante de sua realidade cotidiana – lhes causava quando mudamos para São Paulo. Gio, então com 2 anos, incomodava-se sobremaneira com “a sujeira” nas paredes e foi preciso um tour por áreas com obras de artistas como OsGêmeos para que eles se rendessem e começassem a ter uma visão mais simpática, mas não menos crítica, do graffiti paulistano.

Seis anos depois, já tendo visitado exposições deste estilo, fico feliz por ver que eles sabem conviver bem tanto com a arte tradicional quanto com instalações mais modernas.

E como “ganhei” estes mocinhos? Deixei que testassem desenhos na parede de casa, mas também contei como esta manifestação artística surgiu e se fortaleceu. Ao narrarmos histórias assim podemos ensinar não só arte para as crianças, mas geografia, antropologia e psicologia social.

graffiti, grafite, grafite urbano, street from brazil, brazilian art, brazilian graffiti,

“Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana – em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.”

Posts Relacionados


Você pode gostar também de ler:
Quando estava na faculdade fiz uma disciplina optativa chamada Psicologia Social. Foi muito interessante porque,
Ainda estou no processo de "repintar" a casa, né? Os quartos já estão da cor
[update] Ufa, finalmente: desde 03/04/2012 tem Instagram para Android! www.instagram.com/android [/update] "O Brasil já é
Na semana passada a Band veiculou uma série de reportagens que tem muito a ver
Resumo das atividades mais recentes no perfil do blog @avidaquer no
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas