destaque / roteiros

Ubatuba é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias por cumprir determinados requisitos definidos por lei estadual, o que garante uma verba maior do estado para a promoção do turismo regional. 
A família do meu marido teve casa aqui no final dos anos 1960 e começo de 1970. Isso garantiu a simpatia eterna pelo local e, quando mudamos para São Paulo, passamos a vir para cá no verão.
O litoral norte de São Paulo é lindíssimo e Ubatuba tem mais de 70 praias em uma orla de 90 quilômetros, sendo algumas paradisíacas!

Com carro é possível passar alguns dias e aproveitar várias delas. Um ponto positivo é que tem estrutura e ao mesmo tempo calmaria, com preços para quase todos os bolsos.

  
Se você busca estrutura para fazer tudo a pé e ser servido na areia, indico a Praia Grande, uma das mais movimentadas Ubatuba, frequentada por famílias, surfistas e também por quem está à procura de agito e petiscos num quiosque de beira mar. Toninhas também é uma praia que agrada a surfistas e banhistas com vários quiosques, bares e restaurantes. 

Parada obrigatória, não para o banho de mar, mas para passeio cultural, é a praia de Itaguá, que fica na região central, onde está localizada a única base do Projeto Tamar do Estado de São Paulo. 

(Tem post da Tiffany Stica sobre esse passeio, veja no www.maecomfilhos.blog.br)
Nestas férias nós ficamos em Itamambuca, uma das mais preservadas praias da região, com um loteamento bem organizado mantido por moradores e turistas que valorizam o meio ambiente e a calmaria. Mesmo assim, tem estrutura mínima boa – mercadinho, padaria, 3 ou 4 bares/restaurantes e daria para passar vários dias por aqui sem precisar pegar o carro para nada. 
Itamambuca praia é famosa por suas excelentes ondas para o surfe e abrigou várias etapas de campeonatos. A praia Vermelha do Norte é uma praia de tombo, de areias grossas, também considerada ótima para surfistas.

Já Ubatumirim, na direção de Paraty, é indicada para quem quer sossego e para quem curte acampar. Nesta linha, a Praia da Fortaleza, de mar tranquilo, é indicada para quem busca o contato com a natureza marinha, em especial o mergulho. A Ilha das Couves tem praias quase desertas, frequentadas por mergulhadores que exploram seus costões.

  
E para quem não conhece esse que é o último “pedaço” do litoral paulista, quase no Rio de Janeiro, algumas informações.
Ubatuba é um município antigo, fundado no século XVII e, por ter sido um porto estratégico por dois séculos (até que tudo foi para o Porto de Santos), tem um ar orgulhoso e uma estrutura urbana que se deu ao luxo de preservar o entorno. 

  
No Censo de 2014, contavam-se 85.399 habitantes, pouco para a área de 710,783 km². Pudera, 83% dessa área contempla o Parque Estadual da Serra do Mar. 


Prometo voltar para falar das trilhas e cacheiras de Ubatuba! 

Mas fica para outro post!

😉

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas