Twitter em português e as multas para blogueiros

twitter em portugues valor economico

Ontem eu li no Valor Econômico, mas nem tive tempo de escrever sobre a novidade aqui. O fundador do Twitter, Evan Willians (@ev), anunciou que irá traduzir a rede social para a língua portuguesa, a começar pela tradicional pergunta “What are you doing?” (O que você está fazendo?), que se transformou no slogan do serviço. Segundo o artigo de Raquel Balarin,

“o Twitter está traduzido apenas para o japonês, embora 60% dos usuários estejam fora dos EUA. Muitos deles vivem no Brasil que está entre os cinco primeiros na lista de maior número de usuários. O país já se tornou líder em penetração na rede social. Quase 20% dos internautas brasileiros já passaram para conhecer a ferramenta.”

Será que vamos viver a tal “orkutização” do Twitter? Eu assino buscas por termos no meu cliente de Twitter (o software Twhril) e pelo que noto já aconteceu isso sim, é tarde para quem quiser reclamar. Na verdade, eu acho curioso ver como os novos usuários interagem lá, gosto mesmo.


E por falar em interação e mídia social, ainda corre solta a confusão que envolveu o blog Resenha em Seis e que foi tema de algumas conversas que tive com os blogueiros como o @knuttz no #portocainarede (a gente não falou só de widgets, plugins, crowdsourcing e analytics, mas os temas surgiram sim). E o fato do post sobre o Boteco São Bento ter saído do ar (o que lembrou a todos a reação ao post do @mnetto sobre o Rancho da Traíra) fez o assunto se aquecer entre os que, como eu, @boombust e @ladyrasta (advogada que eu insisto que deve se voltar para a área de web) termos debates acalorados, ainda vai render alguns frutos na profissionalização dos blogs brasileiros.

Quem acompanha notícias relacionadas às mídias sociais estadunidenses sabe que a coisa por lá está caminhando no sentido de que os blogs sejam tratados como mídia – mídia pessoal, de um “consumidor 2.0”, mas mídia e por isso envolvidos devem estar sujeitos às mesmas leis da imprensa. Uma mudança nos EUA está sendo muito replicada por estes dias e poderá nos afetar, pois diz respeito aos publieditoriais. Segundo li no IDG Now, a comissão que regula o comércio dos Estados Unidos (Federal Trade Commission, a FTC) exigirá que os blogueiros revelem qualquer pagamento ou brinde recebido em troca de posts sobre os produtos.

“As novas regras são parte de uma atualização nas linhas que guiam a FTC a fim de que os anúncios e testemunhos publicitários estejam de acordo com o FTC Act, ato que evita a competição desleal , bem como atos enganadores que possam afetar o comércio. Esta é a primeira atualização nas regras desde 1980. Sob as novas regras, anúncios que apresentem um consumidor e sua experiência com determinado produto e serviço serão obrigados a revelar claramente os resultados que os consumidores podem esperar”.


100 twitters mais influentes em midia social no Brasil.bmp-1

E quem mais pensa neste tema e trabalha nestas novas mídias com boa vontade de que elas se profissionalizem e se tornem espaço para os novos comunicadores passarem de especialistas amadores a editores de mídia social no Brasil? Hoje uma lista indicava os 100  perfis do Twitter mais relevantes de pessoas e empresas no Brasil que trabalham com mídias sociais ou se interessam pelo assunto (os perfis não estão em ordem de relevância, estão listados aleatoriamente, segundo certas métricas e critérios escolhidos por @@Julio_Valentim). Foi uma honra ver meu nome por lá, né? E fiquei mais honrada ainda por ver que estou com tantos nomes que respeito e outros que eu descobri e já estou seguindo – a ferramenta permite que a um clique passemos a seguir todos. 😉

P.S. E para quem quiser me seguir, sou eu aí. (#jaba)

100 twitters mais influentes em midia social no Brasil.bmp


Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook