bem estar

Cotidiano Saudável é o tema de um novo espaço no qual comecei a divulgar os releases e notícias interessantes de saúde. Se você curte o assunto, siga o http://cotidianosaudavel.tumblr.com.

 

Que tem muita informação nos blogs, Twitter e Tumblr por aí todo mundo sabe. Mas, na mesma proporção, há uma dificuldade de fazer a triagem do que se lê e saber em qual fonte confiar. Por conta das muitas lendas urbanas e outros engodos da internet, eu sempre vou conferir: mesmo quando uma notícia sobre, digamos, uma pesquisa científica sai no site de um jornal bom, eu vou ao Google e confiro se o pesquisador existe na tal universidade citada e tento (na medida do possível ou da ajuda do Google Tradutor) ler o que tem sobre o tema direto da fonte.

Agora imaginem se a gente pudesse ter acesso direto a estes pesquisadores e interagir com eles, como eu fiz outro dia com o  Dr. Artur Timerman, médico infectologista e Mestre em infectologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), num videochat no Terra. Esta possibilidade está sendo implementada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, que lança uma ação de prevenção com foco no uso das redes sociais no dia 14/09. Os organizadores prometem realizar quinzenalmente “mini-conferências” entre profissionais da instituição e internautas usando uma tecnologia conhecida dos usuários de Twitter, a Twitcam.

O objetivo destes “encontros” é disseminar importantes temas relacionados aos principais tipos de câncer, diagnóstico precoce e qualidade de vida. E a primeira entrevista acontecerá com a coordenadora da Oncologia Clínica do Icesp, Maria Del Pilar Estevez Diz, que ficará à disposição dos internautas durante a transmissão para esclarecer dúvidas sobre a doença, novos tratamentos disponíveis e avanços da medicina no tratamento contra o câncer.

Para assistir, basta acompanhar o perfil do Instituto no Twitter @Icesp_. A transmissão poderá ser vista através da hashtag #Icesp_previne. O acesso à Twicam se dá aqui a partir das 13h30 de hoje.

E vale ficar de olho: o cronograma das atividades prevê a participação de especialistas que tratarão de aspectos dos principais tipos de câncer, como mama, próstata, pulmão, estômago, colo de útero e intestino, além da importância da prática de exercícios e da nutrição na prevenção e durante o tratamento oncológico.

“O objetivo da ação é disseminar a informação de maneira simples e oferecer um canal para que a população possa esclarecer suas dúvidas com relação aos temas abordados. E a informação é o primeiro passo para a manutenção da saúde”, afirma o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

P.S. Para quem nunca usou: Twitcam é um serviço que transmite vídeos ao vivo a partir de webcams e os divulga através do Twitter, numa integração que permite aos que assistem à transmissão participar através de comentários (em tuites). Cada transmissão suporta até 100 mil espectadores e tem endereço (url) próprio. Gostou? Pois tem mais: o vídeo pode ser acessado mesmo depois da transmissão ao vivo. 😉

Você pode gostar também de ler:
Antigamente uma família com alguma condição de incentivar os filhos no estudo detestaria a ideia
Salvem este nome: Celina Turchi. Ela ganhou o prêmio Prêmio Péter Murányi pelo levantamento inédito
"Beije seus amigos no rosto. Destrua a crença de que a intimidade é algo reservado
Há alguns anos, meu marido e eu temos alterado, alimento por alimento, bebida a bebida,
O feriado de carnaval nem acabou direito e minha timeline ficou lotada de avisos sobre
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas