Julho começou nesta sexta e por um motivo bem especial não postei nada no especial de férias: acredito que criança precisa ter um tempo para ser, sem obrigação, sem compromisso, sem nada orientado pelos pais. Meus filhos passaram o dia assim: fazendo o que tinham vontade. E neste especial – que conta com excelentes colaborações, que começo a postar hoje – meu principal conselho para os pais é: desestressem as agendas!
🙂
Mas às vezes é bom ter uma opção na agenda cultural, concordam?
Para este sábado tem uma super dica que dura o mês de férias todo e veio de Lívia Lisboa, querida da web que conheço desde o espetáculo “O menino e o burrinho” e sempre me informa do melhor da agenda cultural infantil. Nem preciso falar o quanto os filhotes amaram né? Há anos ouvimos falar deste grupo de percussão corporal e perdemos sua apresentação no Natura Nós, daí ficarmos tão animados ao saber que este show destinado totalmente ao público infantil estará disponível até começo de agosto no Tuca Arena.
O grupo, que se tornou popular entre os adultos e sempre fez o público pensar no quanto seria bom se feito para crianças (e por crianças, já pensaram que legal seria fazer uma oficina deles?), cria línguas imaginárias, tira sons do corpo e imita instrumentos musicais numa verdadeira brincadeira de criança que está em cartaz a partir de hoje no primeiro espetáculo dedicado ao público infantil. Mas ser aceito por crianças não é uma novidade para eles: André Hosoi, um dos coordenadores do grupo, diz que as crianças sempre fizeram parte do público do Barbatuques, mesmo não tendo um trabalho totalmente dedicado a elas.
Como no caso de Pequeno Cidadão e Música de Brinquedo, a vida familiar inspira a arte. Ao longo dos 15 anos do Barbatuques muitos integrantes viraram pais e eles contam que se basearam nos filhos e no que eles gostariam de ver, além de contar com a ajuda de profissionais da área da educação.
Tumpá tem duração média de 50 minutos e leva o nome de uma brincadeira fonética proposta pelo grupo com sons extraídos dos pés e das mãos. No repertório tem composições próprias e temas de domínio público bem conhecidos da garotada, como Escravo de Jó, Sambalelê e Peixinhos do mar.
Não neste final de semana, mas num dos próximos está na nossa agenda ver o espetáculo, que dizem ter “cenário que traz objetos em 3-D que lembram um quarto de criança, num show bastante interativo no qual as crianças são convidadas para subir ao palco e participar da farra. Creio que vamos nos lembrar do Pequeno Cidadão no qual todos participaram da apresentação, num claro incentivo à musicalidade e a um contato maior com o próprio corpo, como podemos ver na “canja” abaixo.
Tumpá dos Bartatuques está em cartaz no Teatro Tuca Arena, aos sábados e domingos, às 16h, e os ingressos custam 20 reais. Mais informações no site e no Twitter @barbatuques.
Posts relacionados
- Jogos como opção para as crianças #ferias
- Formando pequenos DJs #ferias
- Dicas para viajar (de carro ou de avião) com as crianças
- Trabalhando nas férias dos filhos
- Brincar é ter liberdade de ser e criar
- A influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro
- Férias em casa – e cozinhando com as crianças #ferias
- Escultura Aventura – Arte que (quase) se move #ferias
- Imersão cultural e esportiva #ferias
- Andar de Bike (nem que seja pela primeira vez) #ferias
- Férias combinam com rotina?
- O que fazer com as crianças nas férias de julho?
- Quando as crianças saírem de férias talvez a gente possa então se amar…
- Cuidados com as crianças no verão
- Quadrinhos nas férias
- Dicas para ocupar as crianças (quase) sem sair de casa
- Regras para as viagens com as crianças
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Ações anti-idade: seguir uma dieta saudável - 11/02/2019
- Eu procuro acompanhar mulheres na política – e vocês? - 07/02/2019
- Concordar, discordar, conversar… respeitar! - 06/02/2019
- Star Trek: Discovery - 03/02/2019