Pipa e teatro no sábado

Pipas de Ken Yamazato na rotunda do CCBB Rio - exposição : "Nippon - 100 anos de integração Brasil-Japão" (foto do flickr de Ana Maria)
Pipas de Ken Yamazato na rotunda do CCBB Rio - exposição "Nippon - 100 anos de integração Brasil-Japão" (foto do flickr de Ana Maria)

Vi na revista do Sesc que ganhei no espetáculo O Menino Marrom (homenagem do Sesc Vila Mariana ao Dia da Consciência Negra) uma programação ótima para este sábado numa unidade que não visitei ainda, o Sesc Consolação (rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo – SP). 

O sensei Ken Yamazato vai dar aulas de pipas grátis na unidade das 12h às 15h. Imperdível! Você já ouviu falar dele? O engenheiro mecânico nipo-brasileiro é uma autoridade em papagaios (pipa, pandorga, aquele brinquedo de papel encantador que voa pelos céus e é um sinônimo de infância bem vivida), o que lhe rendeu o apelido de “engenheiro das pipas”. Há muito tempo sou admiradora da sua obra, que conheço de reportagens dos feitos dele, vários registrados no Guinness. 

Na mesma unidade acontecem ainda outras atividades ótimas para curtir em família. Também das 12h às 15h a mesma praça do Sesc abrigará uma atividade orientada por Vivian Braga com brinquedos voadores (peixinho voador, girocóptero, barangandão, etc) para crianças de todas as faixas etárias. 

 

E às 15h tem um espetáculo que me pareceu bem interessante. A história do menino Tuhu (apelido de infância de Heitor Villa-Lobos) parte de seu entusiasmo em conhecer o mundo. A Cia Lúdicos de Teatro Popular , cujo formato de espetáculo de rua pode ser visto no vídeo abaixo, imagina que Tuhu deseja viajar após receber a visita da tia Fifina e sua trupe (Carlinhos, Manu e Tutuco, respectivamente, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Arthur Rubinstein), mas recebe um não dos pais por ser muito jovem. Como consolo Tuhu ganha uma viola e adormece entristecido sobre o instrumento.Durante seu sonho parte para uma incessante busca para descobrir a música, numa viagem por todas as regiões do Brasil onde se depara com figuras do folclore brasileiro, com a cultura e com cantigas populares. Tuhu começa sua viagem pelo Brasil, que mais tarde efetivamente fez e o inspirou em composições belíssimas, resultando também no trabalho que reuniu belas músicas do cancioneiro popular. Uma bela seleção destas músicas pode ser conhecida no CD Villa Lobos para Crianças

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook