Tudo ao mesmo tempo agora #32semana na FAAP

“Tudo ao mesmo tempo agora” é um conceito do teórico canadense Marshall McLuhan que descreveu, há 40 anos, um ambiente comunicacional, criado pelas tecnologias eletroeletrônicas. Hoje, porém, a Aldeia Global já não é a mesma.

O ambiente perceptual modificou-se: o vídeo na internet; o rádio e a televisão no celular; o telefone no computador; o livro eletrônico; as redes sociais e microblogs; a mídia redefine e cria formatos diferenciados. A publicidade está inserida no conteúdo e as empresas descobrem que as marcas pertencem aos seus consumidores. Vivenciamos uma outra Comunicação.
“O meio é a mensagem”, mas a mensagem também é o meio. Estamos sempre conectados. E este novo ambiente privilegia a mídia colaborativa, o compartilhamento, a criação coletiva. Contudo, esta multiplicidade e simultaneidade podem gerar a desorientação cognitiva, a fragmentação informacional, ou seja, a possibilidade de um futuro pensado como um infinito num abismo.

Esta apresentação é a que vi no hotsite da 32a semana de comunicação da FAAP. Estive lá no ano passado e foi muito interessante, até hoje sigo e sou seguida por alunos de lá que me mostram um novo espaço e visão universitários. Aliás, os alunos estão blogando direto da #32semana e os posts estão ótimos!

32 semana de comunicacao na faap

Minha vontade era ver alguns dos eventos desta quarta e quinta – mas minha médica não me liberou ainda para sair por conta da otite – e são bate-papos que eu recomendo. Se puder vá até lá!

Na quarta 16/09

  • 9h Muito além do banner: cases “Obama” e “Mil Casmurros” (auditório 1) com Ian Black – Gerente de Planejamento Online Wunderman
    Solon Godinho Brochado – Digital / Social Media Planner da CuboCC
  • 9h Programa Profissão Repórter da Rede Globo (centro de convenções) com Marcel Souto Maior – Diretor do Profissão Repórter
    Caio Cavechinni – Editor e Repórter e Mariane Salerno – Repórter
  • 19h O novo perfil do profissional de RP (auditório 2) com Flávio Schmidt – Diretor da Divisão Comunicação Corporativa da Ketchum Estratégia e Carolina Frazon Terra – Diretora de Mídias Sociais da Agência Ideal
  • 21h RP 2.0 e Gerenciamento de Crise (auditório 2) com Thiane Loureiro – Diretora Regional da Edelman Digital para a América Latina
    Gisele Lorenzetti – Diretora Executiva da LVBA Comunicação e Vice-Presidente da Abracom e Daniela Serigo – Coordenadora de Relações Públicas do Consórcio Via Amarela

Na quinta 17/09

  • 19h Diálogos Críticos – O impacto da mídia na formação das pessoas (auditório 2) com Helio Schwartsman e Marcos Vinicius Torres Freire – Colunistas da Folha de São Paulo
  • 21h Desafios dos novos negócios de Rádio e TV diante da WEB 2.0 (auditório 1) com Mariangela Ribeiro – Coordenadora de Inteligência de Mercado do Sistema Globo de Rádio e Diretora do Grupo dos Profissionais do Rádio e  Antonio Bicarato – Diretor de Mídia Digital da Agência Taterka

E se você, como eu, não pode ir mas quer saber do que se passa por lá, pode acompanhar no Twitter na tag #32semana ou no perfil do professor @ericmessa do Twitter ou do Twitpic. Aliás, a foto que ilustra o post eu peguei emprestado de lá. 😉

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook