Toda poesia de Leminski agora para crianças #pequenosleitores

“O olho da rua vê
o que não vê o seu.
Você, vendo os outros,
pensa que sou eu?
Ou tudo que teu olho vê
você pensa que é você?”
Paulo Leminski em Quarenta clics em Curitiba

MON-Museu-Oscar-Niemeyer-Museu-do-Olho-Curitiba-Multiplo-leminski-1

Eu ainda lembro de Leminski muito vivo e presente nas ruas de Curitiba. Mudei para a cidade, vinda do interior do Paraná, em 1986, e o artista era um cidadão local, não um tipo escritor enclausurado. Chamou-me atenção, ainda muito jovem, seu lado meio oriental: dos haicais ao judô. Depois vieram as palavras certeiras que falavam muito ao meu coração.

Chamei-o de artista de propósito. Como chamar só de escritor ou poeta quem foi romancista, tradutor, compositor, biógrafo e ensaísta, teve composições gravadas por artistas como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes e Itamar Assumpção? Melhor chamar de artista!

toda poesia leminski

Toda poesia, publicada em 2013 pela Companhia das Letras, é uma reunião de sua obra poética completa e um daqueles livros que toda casa deveria ter. É preciso ter poesia, afinal, como dizia o autor,

“Uma vida é curta
para mais de um sonho”

 

bicho_alfabeto

Parte destas poesias estará disponível para crianças em Bicho Alfabeto, livro com vinte e seis poemas selecionados do livro Toda poesia de Leminski, um presente para as crianças brasileiras que vem com ilustrações de Ziraldo.

Selecionados a partir do livro Toda poesia e com ilustrações de Ziraldo, os vinte e seis poemas de O bicho alfabeto convidam o pequeno leitor a um passeio surpreendente pela natureza, pelo humor e pela linguagem. E quem decidir se aventurar por essas páginas nunca mais vai ver o mundo do mesmo jeito.

leminski para crianças

Muito muito lindo é saber que o livro será lançado num local público e ao ar livre, o Espaço de Leitura do Parque da Água Branca, aqui em São Paulo, como parte das atividades que acontecem nos finais de semana por lá e sobre a qual já falamos no blog.

O evento especial, marcado para as 15h desde sábado, 05/04/2014, acontece em parceria com a editora Cia. das Letras e terá a presença da poeta Alice Ruiz (ganhadora do prêmio Jabuti em 1989 e casada por vinte anos com Paulo Leminski), além dos contadores de histórias Kiara Terra e Marko Concá mediando o recital com os poemas do livro.

Veja como o espaço é convidativo:

Leitura no Parque da Água Branca #PassearFazBem

O Espaço de Leitura do Parque da Água Branca (Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes), funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. O projeto tem blog, Twitter @leituranoparque e fanpage no Facebook.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.