cidadania

“Você sabe o que faz um deputado federal? Eu não sei, mas vote em mim que eu te conto”
“Criançada, peça pra mamãe e pro papai votar no Tiririca. Pra deputado, vote no abestado

As pesquisas de opinião pública colocam o comediante Tiririca, candidato a deputado federal pelo estado de São Paulo, em primeiro lugar na disputa por uma vaga na Câmara. Na campanha, o candidato conta com mais de 30 cabos eleitorais fantasiados, um micro-ônibus, vans e um carro de som estão a sua disposição. Uma campanha rica que, graças ao quociente eleitoral, pode beneficiar outros políticos de seu partido.  A uma semana das eleições, porém, surge uma suspeita que, pela mesma lei, põe em risco a candidatura do palhaço: Tiririca sabe ler e escrever?

Quem mora em São Paulo sabe qual candidato a deputado federal proferiu a frase acima. É o comediante humorista Francisco Oliveira Silva, o Tiririca. O que pouca gente sabia até hoje é que, aos 45 anos, Tiririca pode ser o reflexo de muitos eleitores (motivo pelo qual ele está em posição privilegiada na disputa à vaga para o Congresso Nacional?): ele é iletrado.

E o que quer dizer ser iletrado? Não ter cultura (o que ele demonstra ao dizer que não sabe para que serve um deputado federal) ou não saber ler e escrever, não conhecer as letras? Ambas as coisas cabem na expressão, mas a que chama atenção hoje é o possível analfabetismo do candidato, levantado por reportagem da revista Época e que nos lembra que

“De acordo com a Constituição, os analfabetos são inelegíveis e, portanto, não podem se candidatar e receber votos. Por lei, os candidatos são obrigados a apresentar à Justiça Eleitoral um comprovante de escolaridade. Na ausência de comprovante, devem demonstrar capacidade de ler e escrever.”

Sem entrar no mérito da questão deste candidato, convido-os a pensarem comigo sobre outros dados menos especulativos, mas que encerram em si a síntese do fenômeno que leva celebridades a votações expressivas e nos deixa sem alternativa senão arregaçar as mangas e trabalhar diuturnamente em prol da educação no País. Segundo pesquisa inédita feita pelo Ibope sobre o grau de conhecimento a respeito das funções de deputados e senadores, a maior parte das pessoas aptas a votar não sabe bem ao certo para que serve um congressista. Vejam que triste:

– Cerca de 60% dos eleitores acham que arrumar emprego, ajudar aliados e promover eventos de lazer são funções de um deputado federal

– Só 13% valorizam em primeiro lugar os parlamentares que estudam e participam das votações importantes do país

– 73% afirmam que o total de deputados federais e senadores da República deveria diminuir

Há cerca de um mês estive em Brasília no lançamento da campanha “Seu voto faz o Congresso“, uma ação que pretende convidar a população a conhecer o trabalho dos congressistas – deputados e senadores – e atentar para a importância do seu voto em parlamentares. No dia 3 de outubro milhões de brasileiros irão às urnas para eleger seus representantes, inclusive Deputados Federais para a Câmara dos Deputados e Senadores para o Senado Federal.

E por que a escolha de Deputados e Senadores é um momento tão importante para você?

O Congresso Nacional é responsável pelas leis do Brasil. Por isso seu voto faz diferença para todos os brasileiros. Assim como no futebol, escolher bem deputados e senadores é escalar a melhor seleção para fazer as regras da sua vida. Afinal é o seu voto que faz o Congresso Nacional.

Usando a linguagem do futebol com conceitos quase infantis, o site permite downloads (vídeo, áudio e cartaz da campanha) e tem em sua interface um jogo que ilustra “uma partida dirigindo a Seleção Cidadã” para entender como as leis fazem parte da sua vida.

#ficaadica para pensarem nesta última semana antes das eleições. E lembrem-se: para melhorar o País precisamos escolher bem quem nos representará.

#euvotonaeducacao – E você?

#EuVcTPE

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas