sustentabilidade

abaixo assinado para acordo climativo global copenhage hopenhagen.bmp

Numa contagem regressiva para o dia 07/12/2009, quando os líderes mundiais se encontrarão em Copenhague (Dinamarca) para, mais uma vez, discutir as alternativas para o combate às mudanças climáticas, A Vida Como A Vida Quer é o blog número 7 –  num movimento do qual já participaram Jair OliveiraCaio Caprioli e José Paulo Kupfer. Recebi hoje meu kit de participação (enviado pelo IG) com informações e um convite para que eu também possa aderir ao abaixo assinado com reinvindicações para as autoridades brasileiras.

O que é?

A campanha TicTacTicTac é uma mobilização mundial para reforçar a importância e a urgência de combater as mudanças climáticas e seus efeitos. A iniciativa reúne pessoas físicas e jurídicas, ONGs e grupos sociais, religiosos, profissionais e empresariais que reivindicam um acordo ambicioso, justo e comprometido na 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

A ideia é mostrar que cada um pode fazer sua parte, no seu espaço (o meu é virtual, aqui no blog, mas podia ser também presencial, na assinatura do abaixo assinado) na defesa ativa de um plano internacional que avance e encontre um acordo climático global que possa no mínimo:

  • Garantir que o aquecimento global ficará bem abaixo dos 2ºC em relação à média histórica, estabelecendo metas e mecanismos para que, antes de 2020, comecem a decrescer as emissões globais de gases do efeito-estufa.
  • Reduzir as emissões dos países desenvolvidos em pelo menos 45% até 2020, frente aos níveis de 1990.
  • Estabelecer objetivos mensuráveis, verificáveis e reportáveis para redução substancial das emissões de países em desenvolvimento emergentes e em rápido crescimento econômico, viabilizados por medidas apropriadas a cada país.
  • Apresentar medidas concretas de mecanismos e compromissos de aportes financeiros para apoiar países em desenvolvimento na estabilização e posterior redução de emissões, e na sua adaptação às mudanças climáticas.
  • Aprovar a criação de soluções e mecanismos de REDD (Reduções de Emissões Associadas ao Desmatamento e à Degradação Florestal), justos e aplicáveis a curto prazo.
  • Promover a sustentabilidade e dignidade do desenvolvimento humano e a integridade dos processos ecológicos, mediante a transformação da economia e o fortalecimento da democracia.

Tic Tac Tic Tac Hora de agir pelo clima sameguiVocê também pode participar do abaixo assinado online aqui, ter informações pelo twitter @tictacbr e no canal do youtube ou aderir à causa no facebook. Ou literalmente vestindo a camisa como eu, que tal?

Quem está por trás disso?

A Campanha TicTacTicTac é conduzida por um grupo composto por entidades sociais e ambientais de renome no Brasil e no exterior: Avaaz, Greenpeace, Idec, Inesc, Oxfam, Vitae Civilis e WWF-BR. É respaldada também por um Conselho Consultivo múltiplo formado por personalidades e organizações brasileiras.

Você pode gostar também de ler:
Neste ano meu filho mais velho completa 18 anos e - geração Uber - ele
Há alguns anos, tive a honra de fazer um "tour" por uma parte do rio
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas