Teleton 2009 #eumemovo

Logo  Teleton 2009 (1)

Desde que mudei para São Paulo, em 2005, eu acompanho bem de perto o trabalho da AACD. Uma das unidades fica perto da minha casa, junto à subprefeitura da Mooca e a mãe de um coleguinha do meu filho é assistente social lá. Por conta da Daniela (esta amiga), eu sei bastidores do trabalho que não chegam à grande imprensa, mas valeriam histórias maravilhosas, de superação, de quem ajuda sem ver a quem, de quem não tem preconceito e ajuda tanto aos pobres quanto aos ricos. Verdade, a gente acha que instituições só ajudam “pobres”, mas em casos como o da AACD, os “necessitados” são aqueles que tem uma condição especial e eles podem ser ricos, pobres, brancos, negros,  asiáticos (na verdade lá hoje tem muitos bolivianos, por exemplo), de famílias grandes ou pequenas, não importa. Conheço uma família muito bem de vida (de viajar para Europa duas vezes por ano, independende das crises do Brasil) que trata o filho de vinte e poucos anos lá desde sempre. E igualmente o filho da faxineira o faz, com o mesmo atendimento.

Mas você sabe exatamente o que é a AACD?

A Associação de Assistência à Criança Deficiente é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há 59 anos pelo bem-estar de pessoas portadoras de deficiência física. Ela nasceu do sonho de um médico que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes deficientes e reinseri-los na sociedade. Foi pensando nisso que o Dr. Renato da Costa Bomfim reuniu um grupo de idealistas e, no ano de 1950, fundou a AACD.
No começo, a entidade funcionava em dois sobrados alugados na Rua Barão de Piracicaba, na cidade de São Paulo. Mas, graças à colaboração dos primeiros doadores, a AACD pôde fundar seu primeiro centro de reabilitação, num terreno doado pela Prefeitura na rua Ascendino Reis.
O centro foi inaugurado em junho de 1963, e marcou uma nova etapa no tratamento dos pacientes da instituição. Ele funciona até hoje, no mesmo endereço. Mas ganhou a companhia de outras sete unidades espalhadas pelo Estado e pelo Brasil.

Vale lembrar que em qualquer época do ano, tem sempre um jeito de você ajudar a AACD a cuidar do bem-estar de crianças, jovens e adultos deficientes. Quer saber como? Clique aqui.

teleton como doar

A entidade ficou muito conhecida e pode ampliar suas atividades quando o SBT passou a apoiar suas ações, arrecadando doações através do movimento (sim, não posso falar programa, porque é algo vivo) do Teleton, que todo ano reúne artistas, apresentadores e personalidades numa maratona televisiva em busca de doações.

E se você gostou e quer fazer sua doação 2.0 também, é só fazer post no seu blog ou tuitar e retuitar o movimento #teleton e #eumemovo nas próximas 36 horas! Eu estou saindo para ir para o SBT onde participarei do primeiro programa logo mais às 22h. Conto mais de lá! Me acompanhem no Twitter em @samegui.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook