Távola Oval reúne blogueiros e candidato a prefeito

Depois de horas numa redação de verdade (com uma equipe de jornalistas de papel, organizados num esquema tradicional) no meio da tarde de ontem estive numa coletiva com o Prefeito de São Paulo. Em mais um dos encontros promovidos por Manoel Fernandes, da Bites, blogueiros se reunirão para um bate-papo (teoricamente informal, mas na prática bastante relevante) com os candidatos à prefeitura da maior cidade do Brasil e o candidato do Democratas foi o primeiro a encontrar horário na agenda para receber o grupo.

Segundo a Bites, o encontro reuniu 16 blogueiros que trataram de cidadania, educação e inclusão digital. Na minha opinião, o encontro poderia ter saído da pauta digital e caminhado para uma discussão das alternativas para melhorar a condição da população utilizando a via digital. Mas cheguei atrasada (eu ministrava um curso na Editora Globo no Jaguaré e a reunião foi antecipada em uma hora e aconteceu na av. Nove de Julho) e não estava no meio dos cavalheiros na távola oval. Aliás, detalhe insignificante e cheio de significado: eu era a única convidada do sexo feminino. As outras moças presentes faziam a cobertura para veículos ou para a campanha.

Como não estive presente durante todo o encontro, não me sinto à vontade para postar longamente, pois me arrisco a ser parcial. Do que ouvi, discordei um pouquinho da visão do Edney Souza, que cobrou do prefeito mais canais oficiais na internet para divulgação dos serviços prestados aos cidadãos. Quem me lê sabe que eu prefiro ações individuais a cobranças de inciativas públicas. Tenho grande acesso diário num post chamado SPtrans e Google Maps. Indiquei porque o serviço é ótimo, não me custou muitos minutos postar e parece estar sendo bem útil.

Quanto ao Kassab, ele reafirmou as ações como a do Portal da Educação, que permite o acesso a movimentação financeira da Secretaria de Educação, informando-nos que breve outros portais do Governo funcionarão do mesmo modo. “Isso é importante para manter a transparência e estimular a fiscalização por parte dos paulistanos no que diz respeito aos gastos públicos”, comentou. Aliás, preocupado em separar tudo, ele nos apresentava nomes de secretários que poderiam nos receber e conversar sobre assuntos específicos sempre ressaltando quem era da campanha, quem era da prefeitura.

Sobre a campanha eleitoral, Kassab conta que vai ampliar os recursos utilizados em seu site para mostrar seu programa de governo. Consta que no site de campanha há um blog, que ainda não permite a inserção de comentários feitos pelos leitores. Isso deve mudar porque, afirma o candidato, “seria um grande erro desprezar as novas mídias durante uma campanha eleitoral”. Espero que os outros candidatos pensem o mesmo e abram este espaço de debates com as mídias sociais.

* Texto escrito com informações adicionais de André Sartorelli.

[update] Outros posts sobre o encontro: Tiago Dória em Kassab realiza primeiro encontro com blogueiros de São Paulo, Brogui em Encontro de blogueiros com prefeito de São Paulo, Blog 25 horas em Kassab e blogueiros falam sobre uso da internet para administração pública. Lembram-se que comentei a reunião foi meio machista? O post oficial não citou um nome feminino presente!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook