Interessante a relação de pais e filhos. Ora somos semelhantes, ora completamente diferentes, intangíveis até. Impossível não rever a relação de pais e filhos, além de repensar o indivíduo no seu contexto social, ao visitar a exposição de Tatsumi Orimoto que está no Masp . Eu já tinha ido lá com meus filhos -e claro que Giorgio amou as instalações com TVs que, simplesmente “largadas” no chão, mostram o “making of” das impagáveis performances que o artista faz e fotografa. Ao seu lado, impassível, está sua mãe, uma autêntica “oba-san” (senhora) japonesa que sofre do Mal de Alzheimer.
Mil fotografias, 160 desenhos inéditos e 10 vídeos do contemporâneo japonês Tatsumi Orimoto ocupam o 1º e 2º subsolo do Masp, em meio às comemorações do Centenário da Imigração Japonesa. A exposição é a primeira retrospectiva fora do Japão nos 40 anos de carreira do artista.
Até 06/04. Terça a domingo, das 11h às 18h. Masp: Av. Paulista, 1.578 – Cerqueira César. R$15 e R$7 (meia).
Mas ontem eu não estava com meus filhos e sim passeando por São Paulo com o filho de um grande amigo. Vinícius, que está assumindo agora um blog, o Downloads, é filho do Wagner Fontoura e foi uma companhia excelente num almoço que incluiu a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, A Arte do Mito e Orimoto no Masp e um almoço “japonês” na Liberdade. Para completar, tomamos sorvete naquele jardinzinho japonês do McDonald’s da Praça da Liberdade, onde encontramos outros colegas do HitechLive e amigos em comum, Helton e Kaká.
P.S. Voltando à relação de pais e filhos, Vi é a cara e o jeito do pai, um gentleman e uma simpatia de pessoa, com conversa franca e inteligente. Não me tratou como “tia”, mas eu passei a tarde com aquela visão maternal pensando: “tomara que meus filhos fiquem assim quando crescerem. A namorada dele, Mariana, é uma moça de sorte, e a Rosângela (mãe) fez um excelente trabalho! 😉
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Como sair das bolhas? Como distinguir notícias falsas das verdadeiras neste mundo de pós-verdades? - 18/04/2018
- Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação - 16/04/2018
- Your name: a esperança que sobrevive às piores fatalidades - 14/04/2018
- Vida com propósito - 10/04/2018