entretenimento

“A ideia é abrir um espaço para uma nova imaginação sobre a África atual”
diz Juliana Borge
s

Achei a ideia “gira”, como diriam meus amigos portugueses: a exposição tás a ver? (que será inaugurada no dia 16/11 na Galeria Matilha Cultural) nos convida a um novo olhar para o continente africano através de fotografias que vão além dos estereótipos comumente associados à África, revelando também seu lado urbano e contemporâneo.

E o que podemos esperar de algo assim?

Fotografias que se dispõem como recortes de realidades distintas e contrastantes captadas pelas lentes de sete profissionais (integrantes do coletivo multimídia tás a ver?) que viveram e viajaram por mais de 18 diferentes países africanos. Os fotógrafos contam que os unia “uma grande curiosidade e paixão pelo continente africano” que pode ser compartilhada com o público nesta exposição, mostrando uma África contemporânea, atual, vibrante, que mistura o tradicional e o moderno.

A curadoria do material é assinada pelos cenógrafos Pedro Vieira e Claudia Afonso, especialistas em montagens de exposições.

Quem pode ver antes conta que “na entrada da galeria o visitante se depara com uma instalação de áudio com sons captados em algumas grandes cidades africanas: carros, lotações, conversas, músicas e vendedores ambulantes anunciando seus produtos. Divididas em cinco núcleos, cerca de 40 fotografias estarão expostas em móbiles com espelhos a partir de fios que saem de um grande mapa africano desenhado numa das paredes. Entre as imagens, o visitante poderá ver ruas, outdoors, mercados, estradas, retratos e texturas de mais de oito países diferentes do continente”.

Gostei também de saber mais sobre o coletivo tás a ver?, que desenvolve projetos em educação, arte e cultura para ampliar o diálogo e estreitar as relações entre o Brasil e países africanos. Criado em janeiro de 2010 por sete profissionais das áreas de comunicação e artes – Carol Misorelli, Eliza Capai, Fernanda Polacow, João Fellet, Juliana Borges, Otávio Santana, Roberta Lotti – que moraram em países africanos – como Angola, África do Sul, Moçambique, Mali e Etiópia – e voltaram com vontade de aproximar os dois lados do Atlântico. Entre os projetos em andamento estão o documentário Luanda Geografias Emocionais, sobre a capital angolana e Manos, um livro com textos de jovens escritores brasileiros e moçambicanos.

Vejam que encantadoras são as premissas do tás a ver?:

  • buscar canais de troca humana, transcendendo a produção de bens culturais ou de comunicação;
  • ampliar os canais de comunicação entre empresas, governos e organizações sociais do Brasil e de países africanos;
  • mostrar aspectos contemporâneos dos países africanos que desconstroem os estereótipos associados à África;
  • reforçar a ideia de que a África é um continente diversificado, formado por 54 países;
  • estabelecer de fato uma relação de intercâmbio entre brasileiros e africanos;
  • criar conteúdos que possam ser disseminados livremente (CC).

A exposição fotográfica tás a ver? estará em cartaz na Galeria Matilha Cultural (R. Rego Freitas, 542 – próximo à estação República do metrô, tel. (11) 3256-2636) de 16 a 27/11, das 12h às 20h, com entrada gratuita.

Você pode gostar também de ler:
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Como lembrou Francisco Russo no Anime Pop, “o bom anime japonês tem por tradição lidar
Eu vi nascer o Fórum Cristão de Profissionais. Estava no culto num domingo em que
Numa semana em que vi discussões sobre censura, política e fé pública (discutindo se líderes
Madame, da California Filmes, se tornou um filme especial: é o primeiro que estamos combinando
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas