Crescidinhos / destaque / sustentabilidade

20130913-124255.jpg

Ir para o Rio é sempre um imenso prazer para mim. Os amigos de lá combinam deliciosamente inteligência, alegria e bom humor, e ao lado da capital mora parte do meu coração, com meus sobrinhos cariocas que vivem em Niterói. Mas, além do lado afetivo e humano, admito que é a cidade linda (tanto o Rio em si quanto a vista que tenho dele nas praias de Niterói) que me deixa muito feliz com cada perspectiva de ir para lá.

Neste último mês criei esta oportunidade duas vezes. Há duas semanas estive em Itacoatiara, uma reserva florestal do lado das praias oceânicas de Niterói, descobrindo um lado delicadíssimo e muito bem cuidado da cidade que abriga meus familiares. Ao aproveitar a praia tão linda, frequentada por muitos surfistas e cheia de pessoas que cuidam da natureza, lembrei do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que acontece neste domingo, 15/09. Estou indo para lá novamente, com a família toda, e participaremos do evento promovido pelo programa Coletivo Reciclagem, do Instituto Coca-Cola Brasil, com surfista brasileiro Jairo Lumertz, idealizador do projeto Prancha Ecológica .

Novidade? Que nada!

20130913-132904.jpg

Pelo mundo, 125 países mobilizam em torno de 40 milhões de pessoas em prol da ação. Coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo. A Coca-Cola apóia o movimento desde 1994, garantindo que este dia chegue a locais distantes, como as praias da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, a maior do mundo. Neste ano, o evento deverá contar com 30 mil voluntários em todo Brasil, com expectativa de multiplicar os resultados de 2012, quando 5 mil voluntários recolheram mais de 30 toneladas de lixo em 20 estados brasileiros.

A presença de Jairo Lumertz complementa de forma muito especial o evento tão tradicional. Sob sua orientação neste domingo crianças e adolescentes partiparão de uma competição de stand up paddle, com pranchas feitas de garrafas PET coladas à mão – e o vencedor ganhará uma bicicleta também confeccionada com PET. Depois da tradicional coleta de lixo na areia feita por voluntários, haverá ainda uma aula de educação ambiental conduzida pelo professor e mergulhador Edmar Bastos.

Nós estaremos na praia da Urca, a partir das 10h de domingo, para aproveitar a “aula” que o educador Edmar Bastos vai dar sobre os organismos que habitam o ambiente aquático, incluindo os que colonizam materiais abandonados no ambiente pelo homem, como pneus, nadadeiras, âncoras, e até estátuas e furadeiras, criando uma surpreendente biodiversidade em meio à sujeira e poluição.

“Mais do que recolher o lixo, a ideia é mostrar a responsabilidade de não lançá-lo no ambiente”

O Prancha Ecológica tem como objetivo promover o esporte e consciência ambiental entre crianças e adolescentes. A ideia surgiu durante sua estada no Havaí, em 2007, e se concretizou tempos depois no Brasil. Além de ajudar o meio ambiente, a prancha ecológica é uma maneira de agregar pessoas de baixa renda ao esporte mais restrito às famílias com melhores condições financeiras. Serão cinco baterias com tempo cronometrado. Para a ação de classificação, pesagem e seleção entre recicláveis e não-recicláveis, o público receberá sacolas, luvas descartáveis e camisas em tecido feito com PET reciclado. Além disso, folhetos educativos serão distribuídos para chamar atenção da população para a importância da limpeza de praias, rios, lagos e lagoas.

Gostou? Faça seu voluntariado por aí também: reuna amigos e vizinhos e cuidem das águas da sua região!

20130913-130903.jpg

Você pode gostar também de ler:
Neste ano meu filho mais velho completa 18 anos e - geração Uber - ele
Há alguns anos, tive a honra de fazer um "tour" por uma parte do rio
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas