#ad / casa / conversas de cozinha

decoração de natal com filtros de papel melitta

Dezembro chegou e para quem se anima com as Festas de Final de Ano é época de começar a planejar todos os detalhes para criar o melhor clima para reunir a família.

Eu sempre amei criar coisas no Natal, desde os enfeites de árvore, que eu e meus irmãos críavamos e fomos guardando de um ano pro outro, numa caixa que minha mãe guarda até hoje e revive na festa do dia 24 de dezembro, até as comidas deliciosas que fazem os jantares e almoços merecerem o título de “Boas Festas”.

Para poder inventar no Natal em casa também, adotei uma estratégia por aqui depois de muitos anos de casada passando as festas só da casa da mãe para a casa da sogra: um ano vou para a cidade onde elas moram, no outro o Natal é nosso e daí posso preparar tudo do meu jeito e realizar meus sonhos.

Mas não basta montar a árvore e preparar um cardápio delicioso. A festa precisa alegrar aos olhos quando chegamos è mesa. Tem um “super trunfo” que deixa a mesa de jantar chique: usar sousplat.

Apesar do nome diferente (é francês e pronuncia-se “susplá” e significa prato de baixo) é um objeto simples: um prato maior que o de refeição e mede cerca de 35 cm de diâmetro. Ele serve como base para os pratos prontos, que serão substituídos ao longo do almoço ou jantar formal, no qual cada comida vem servida de um jeito especial.

O sousplat cumpre uma das principais regras de etiqueta que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos. Assim ele vai acomodando, da entrada (salada ou sopa leve) ao  substituída pelo prato principal (uma massa especial ou uma carne com acompanhamento).

Apesar de relacionado à bela mesa, o sousplat não é apenas decorativo. Ele evita que os pratos deslizem sobre a mesa e que a comida respingue sobre a toalha, por isso têm uma posição fixa na arrumação e devem ser posicionados a aproximadamente 2,5 cm da borda da mesa.

E para quem quer fazer algo realmente especial, deixo uma dica do Projeto “Eu Amo Arte”, que brinda os usuários que os Filtros Melitta com sugestões de criação de objetos de decoração feitos com o reaproveitamento dos filtros depois de usados.

No vídeo a artesã Rosely Ferraiol ensina o passo a passo para fazermos um sousplat exclusivo. Eu já imaginei aqui usar as alegres cores natalinas ou então optar por tons requintados (minha mãe sempre faz o Natal em marinho e prata, fica lindo!) para criar uma mesa personalizada nestas festas de final de ano!

😉

Gostou? Se você também tem criações legais usando filtro de papel, compartilhe usando a hashtag #ComFiltro. 😉

E acompanhe Melitta nas redes sociais:

 

artigopatrocinado publieditorial

falei aqui do quanto me agrada a ideia de reinseri-los no cotidiano, indo além do ato de “passar o café” e de como me agrada acompanhar este projeto dos Filtros Melitta. Graças à dupla costura e aos microfuros exclusivos, que deixam o café ainda mais cheiroso e saboroso quando passado, dá para fazer muitas artes com o café. Uma das minhas é uma receita simples e que minha família AMA: gelatina de café com chantilly.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas