destaque / entretenimento


Você é daqueles que já olha com medo para o calendário quando vê que teremos uma sexta-feira 13? Desmarca compromissos e evita discussões neste “dia azarado”?

Você pode ter Triscaidecafobia, um medo irracional e incomum do número 13. Ou parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia, medo específico da sexta-feira 13.

Agora, vocês sabiam que um dos mitos que sustenta o azar da Sexta-Feira 13 veio do Loki? É, aquele cara que a gente conhece como “irmão do Thor” e que na verdade é da mitologia nórdica.

Diz a lenda que aconteceu no Valhalla – a morada celestial das divindades – um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar.

Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo – que aconteceu numa sexta-feira. Vale lembrar que o Antigo Testamento já tinha lá sua revolta com a sexta-feira já, dia em que Eva teria oferecido a maçã a Adão e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.

Eu, honestamente, acredito que é tudo superstição, ou seja, nada tem fundamentação e não por acaso são coisas da época em que a humanidade literalmente vivia nas trevas (sem conhecimento, sem informação) e que caminham com a gente até hoje mais por preguiça de repensar do que por uma fé verdadeira nisso tudo.

A parte boa é: hoje é sexta-feira.

Juro que só hoje, pesquisando sobre sexta-feira 13, juntei a deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, “sexta-feira” em escandinavo e inglês, a essa que é uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos.

<3

Ainda dá tempo de transformar a sexta num dia do amor!

P.S. Lá no Instagram, a Chris Santos contou que em datas simbólicas como sexta-feira 13 e Halloween os gatos pretos são visados, pois muitos acreditam que eles trazem mal agouro e que por conta da cor do gato dela, teve que cumprir várias exigências para segurança dele ao adotá-lo.

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas