blogosfera / cidadania / social good

Praça dos Três Poderes

Nem sei quantas vezes já falei de voluntariado por aqui. Lembro que nas últimas vezes, já neste ano, eu reforçava o poder transformador que as pequenas ações individuais têm para iniciar e reforçar grandes transformações sociais.

Felizmente posso contar que uma das maiores riquezas que o mundo virtual me trouxe foi uma rede de amigos que apóia e realiza voluntariado, cada um à sua moda, dedicando-se cotidiana e presencialmente a uma instituição (como a Rogéria Thompson que vai à AACD e o Júlio César Borges com um Grupo de apoio a dependentes químicos), doando seu tempo e expertise para divulgar o bem (como a Márcia Ceschini com a Casa Mater e a Carol Moreno com o Sou da Paz) ou dando uma carona para o ir e vir de outros voluntários e doações (como Ingrid Strelow que é professora voluntária e Danilo Ferreira com a Congregação Cristã do Brasil). Alguns têm uma relação sazonal com a ação voluntária (como Ana Maria Coelho com a Festa do Divino e Carolina “Calu” Longo com a Festa do Abraço), outros já se dedicaram em uma ação em particular, mas que marcou suas vidas de forma indelével e há quem seja inspiração (e musa) de causas mesmo quando é a vítima que precisa de apoio (como a Carol “TchulimTchulim” Rocha com o projeto Vai Doa!). O ponto em comum é que todos nós descobrimos a satisfação no trabalho gratuito feito para ajudar o próximo.

Por isso, quando o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE me convidou para indicar blogueiros e tuiteiros (como os que citei acima, além de tantos outros) para uma ação que marcará o Dia Internacional do Voluntário (na próxima segunda-feira, 05/12), aceitei com satisfação. A campanha em comemoração à data objetiva reforçar que ser voluntário é positivo, tanto para quem faz como para quem recebe o gesto e que o voluntariado pode ser feito no dia a dia e mesmo em pequenas ações, algumas delas acontecendo no ambiente digital.

Uma das melhores formas de inspirar outras pessoas é contar histórias e melhor ainda quando é contada por quem é ou já foi voluntário. Convidamos você a nos contar uma história que mostre a todo mundo porque ser voluntário vale a pena e o que o voluntariado trouxe à sua vida. Pode ser uma experiência na qual você ajudou ou foi ajudado, não importa, o que conta é reforçar a ideia de que voluntariar é bom e pode ser feito quando e como a gente quer e pode.

Como participar?
Durante a Blogagem Coletiva do Dia do Voluntário, 05/12, utilizando seu blog, Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, Tumblr…
E se você não tiver um espaço assim, pode enviar e postaremos no tumblr que criamos especialmente para a ação.
Confirme sua presença aqui.

E tem uma imagem engraçadinha, aproveitando a onda de fotos compartilhadas no Facebook no estilo “Esta pessoa”, que pode ser colada em seu perfil, viralizando o conteúdo.

P.S. Como toda Blogagem Coletiva, esta tem um post que concentrará os participantes: www.avidaquer.com.br/ser-voluntario-vale-a-pena. E para quem não sabe como estes eventos online acontecem, vale ler “O que é uma blogagem coletiva“.

 

[update]

Veja quem já está participando:

  1. @kellynagaoka
  2.  @MarcioAkabe
  3. @RogeriaThompson
  4. @RafaVac
  5. @florfaz
  6. @acontecendoaqui
  7. @comercrescer
  8. @blogstarchild
  9. @pharispoa 
  10. @anamariacoelho e aqui também
  11.  @blogdati
  12. @nutrinsight
  13. @SBrinquedos
  14. Rio Eco
  15. @_caminhando_
  16. @jasper e aqui
  17. @angelaernesto
  18. @nen_daniel
  19. @RegianeDesign
  20. @sumareperdizes
  21. @hsordili
  22. Somos Noéis
  23. @MichelGoulart
  24. @FabioAllves
  25. Renata Marques
  26. @Contantes
  27. @RBV_Oficial
  28. Zilda Santiago
  29. @ViviKoyama
  30. @VidaDeDentista
  31. @TerezaRezende
  32. Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras
  33. @mrsalles 
  34. @FernandaBornsa
  35. @DanielSouza
  36. @deysecb
  37. @MaisViver
  38. @Vivianevivis
  39. @luisotaviolopes
  40. @DriSouto
  41. @PatCopTucunduva
  42. @lossio
  43. @vivianepereira
  44. @ingridstrelow e aqui
  45. @liratwist
  46. @MarciaCeschini
[/update]

Posts relacionados

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas