Seminário Brasileiros: Inovação – O Brasil na Rota do Desenvolvimento Científico e Tecnológico

“O Brasil está se tornando um país cada vez mais atrativo para morar, para trabalhar, para investir, para visitar. Apesar de todas as suas mazelas e de tudo o que ainda tem por construir, é um país que tem mostrado garra, seriedade, capacidade, determinação para encarar as crises e vontade de desenvolver uma sociedade ainda mais justa e soberana.”

Contei aqui, há alguns meses, que o @avidaquer tem a honra de ser um dos blogs do portal da Revista Brasileiros no IG. Na próxima semana a revista promove um de seus seminários, desta vez com um tema que me interessa profundamente e sobre o qual pouco falo aqui o blog: “Inovação – o Brasil na Rota do Desenvolvimento Científico e Tecnológico”.

Tratando de temas importantes – A política brasileira de inovação, ciência e tecnologia, O fomento à inovação, pesquisa e desenvolvimento no Brasil, O uso democrático da ciência como agente de transformação no Brasil e O impacto da inovação na competitividade brasileira – o encontro completa a série de encontros que a revista  Brasileiros realiza desde abril deste ano com o objetivo de debater os grandes temas de interesse nacional e proporcionar a um maior número de brasileiros uma nova forma de participar deste momento especial da história do Brasil.

Não digo que iria só por conta do Aloizio Mercadante (que afinal é ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação) como fazia para ouvi-lo nos tempos de faculdade (risos), mas me anima a possibilidade de ouvir novamente o cientista brasileiro Miguel Nicolelis (professor titular da Duke University, fundador e diretor-científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (RN) e autor do livro “Muito além do nosso eu – A nova neurociência que une cérebro e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas”). Também estão confirmados como palestrantes o presidente da agência Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; o ex-secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo, professor Luiz Gonzaga Belluzzo; o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann; o deputado federal e ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos/SP (Ufscar), Newton Lima Neto; e o diretor-presidente do Instituto Tecnológico Vale (ITV), Luiz Eugênio Mello. E tem mais: o coordenador executivo do Observatório da Inovação e Competitividade, professor Mario Salerno, a astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Thaisa Storchi-Bergmann; o prefeito de São José do Rio Preto/SP, Valdomiro Lopes Junior; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Propaganda e da agência Lew’Lara\TBWA, publicitário Luiz Lara; e o presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas e da RMC Editora, Roberto Muylaert.

É do seu interesse? Inscreva-se e nos encontramos lá no dia 26/09. O evento acontece das 9h às 16h, no Hotel Tivoli Mofarrej (Al. Santos, 1437, São Paulo – SP).

E se você não está em Sampa, veja que bom: os temas tratados são depois convertidos em publicações. Os Cadernos Seminários Brasileiros mantém acesas as ideias e propostas que surgem nos debates, alcançando públicos muito mais amplos, como, por exemplo, milhares de bibliotecas e pontos de leitura no país. Você pode baixar (de graça, em português ou inglês) aqui.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook