cidadania / destaque / sustentabilidade / viva positivamente


Hoje estou bem longe de casa: viajei de avião e peguei estrada ontem para estar presente num encontro com 65 produtores rurais do Espírito Santo e da Bahia.

Ué, num evento de agronegócio? Como assim, Sam?

Pois é!

Eu poderia dizer que como jornalista tenho interesse no tema (e é verdade), que tem uma pegada sustentável (também é verdade), mas a história real é que quando estive visitando a fábrica da Del Valle/Leão em Linhares, ES, em julho deste ano, eu ouvi falar deste Dia de Campo e da história social por trás do evento e pedi para ser incluída.

Para quem vê só os negócios, o evento é bem informativo: trará palestras sobre as boas práticas agrícolas, Manejo e Fitossanidade, Controle de Pragas e Tecnologia da Aplicação. Um dos palestrantes será José Rafael da Silva, considerado o maior especialista em cultura do maracujazeiro no Brasil e autor de 12 livros sobre o cultivo da fruta.

Para mim, esse encontro Promovido pela Leão Alimentos e Bebidas em parceria com a Trop Frutas, é uma amostra do que acredito que devemos fazer para nosso país dar certo: reunir setores da sociedade e integrar seu conhecimento, força de trabalho e necessidades para fazer a economia girar e a sociedade ser mais justa e boa para todos.


Quer entender?

Pois veja isso: o Dia de Campo será realizado na fazenda do Projeto Semeando a Liberdade, em que internos da Penitenciária Regional de São Mateus trabalham no cultivo do maracujá.

A flor do maracujazeiro é autoestéril, ou seja, autoincompatível, por isso há necessidade de polinização cruzada para frutificação – ou seja, precisa do pólen vindo de outro maracujazeiro. As flores do maracujazeiro-amarelo iniciam a abertura por volta do meio-dia e fecham à noite. Se não forem fecundadas murcham e caem. Abelhas faziam isso, mas a população de abelhas está reduzindo muito, e o consumo de suco de maracujá aumentando. Aqui entra o trabalho especializado do trabalhador rural. E mais! Aqui entra um compromisso social que não precisava acontecer, mas faz uma diferença imensa na vida de pessoas.

A Leão Alimentos e Bebidas (a mesma que produz os sucos Del Valle) defende e prática um modelo de negócio que valoriza as pessoas, o meio ambiente e o desenvolvimento de agricultores. Não por acaso, é hoje uma das mais importantes empresas e empregadoras do norte capixaba, com uma atuação da empresa que gera aproximadamente 1.000 empregos diretos e mais 1.600 empregos indiretos, sem contar os fruticultores que também integram a cadeia de suprimentos, impulsionando a economia do Espírito Santo.

E com essa parceria que verei no Dia de Campo, a Leão conseguiu ampliar seu alcance: trouxe de volta para o mercado detentos. Há tempos a empresa contrata mão de obra de presidiários em regime semi aberto. Desta vez, porém, graças ao empenho do Agrônomo Maurício Ferraz, de quem já falei aqui, uma parceria público-privada, que exigiu um acordo entre secretarias estaduais e a boa vontade e fé de muita gente, uma fazenda desativada que existia ao lado de um presídio de regime fechado agora é um espaço de trabalho e de aprendizado para muitos cidadãos.

Ao longo da manhã postarei updates direto de lá, contando do encontro com os agricultores e do Projeto Semeando a Liberdade, em que internos da Penitenciária Regional de São Mateus trabalham no cultivo do maracujá.

🙂

 


O Projeto Semeando a Liberdade funciona na Rodovia BR 101 Norte, km 72,5, Rancho das Telhas – Rio Preto da Rodovia – São Mateus – ES.

 

[update] Já tenho fotos do dia de campo!

Final do Dia de Campo, comemoração pelo trabalho bem sucedido. Se já é diferente ter cobertura de mídias sociais e uma…

Posted by Otagai Mídias Sociais on Segunda, 5 de outubro de 2015

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas