sustentabilidade

Mostre que os bons são a maioria! :-) #semanaotimismo

Em abril de 2010 pude conhecer in loco parte das ações do Instituto Coca-Cola que fazem parte de uma visão mais positiva e construtiva da nossa convivência (como um todo, como indústria, consumo, como pessoas, como seres vivos dividindo o planeta) e voltei do encontro com 5 blogueiros, no SOS Mata Atlântica em Itu (SP), muito animada com o que vi na região, especialmente na Fazenda Capoava, no que concerne ao cuidado com a água e com a revitalização da mata ciliar nas propriedades privadas pelas quais passam muitos dos importantes rios da região.

Neste ano tive um privilégio ainda maior: escolhi a dedo quem seriam os 30 blogueiros convidados a conhecer outro projeto que conta com o apoio do Instituto Coca-Cola. Com um grupo bastante eclético (dos quais metade já é colaborador do site Viva Positivamente, mantido pela Coca-Cola e do qual sou curadora), pude conhecer o trabalho de formação profissional e – por que não? – de resgate social que faz a ONG Doe Seu Lixo no Rio de Janeiro.  Quero contar para vocês tudo que aprendi, mas prefiro diluir as informações em vários posts temáticos. No entanto, se você quer saber já, pode ir ao site da ONG e ver como ser uma empresa doadora de lixo resíduos recicláveis, entender a importância social da profissão de catador de material reciclável e assumir um papel novo na educação ambiental para que possamos conviver em harmonia.

"Algumas das cooperadas que conversaram conosco, em fotomontagem de @florfaz sobre fotos oficiais de @doeseulixo e @semanaotismo"

😉

Além do encontro com 30 blogueiros, foi emocionante conhecer, conversar e ser inspirado por pessoas ligadas à ONG (que atua na profissionalização de quem trabalha com reciclagem) e às cooperadas, mulheres de muita fibra que trabalham como dirigentes de pequenas cooperativas. Como tuitou @inagaki, em certo momento teve um quê de “mini TEDx”, sabem? Um dia inspirador para todos os presentes, tanto por Júlio César (da ONG) quanto por Claudia Lorenzo (do Instituto), mas sobretudo pelas cooperadas (não só Zilda, do Complexo do Alemão, a melhor delas em oratória, mas cada uma por sua luta e exemplo) e uma oportunidade impar para todos os presentes entenderem, como nós já sabemos por motivos profissionais, quão grande e valioso é o alcance dos projetos que nós podemos apoiar com ações simples, como participar da Semana Otimismo que Transforma.

De 22 a 29 de maio, a Coca-Cola Brasil e seus fabricantes promovem pela quinta vez a Semana Otimismo que Transforma. Parte da receita gerada pela venda de todos os mais de 150 produtos da empresa será revertida aos programas socioambientais do Instituto Coca-Cola Brasil. Em 2010, foram arrecadados R$ 5,8 milhões.

Se você não gosta de refrigerante, tudo bem, pode ser o suquinho de caixinha, a água mineral – e não é para consumir, é se for consumir optar por este que tem parte da receita revertida para ações sociais. Algumas destas ações os blogueiros que listo abaixo viram, ouviram, conheceram e talvez possam até avalizar para você que nos lê.

😉

Quem foi ao @doeseulixo:

@inagaki @juvilela @angelaernesto @renatoguimaraes @mobilon @tuliomalaspina @cozinhapequena @paulolima @vaicomtudo @lidifaria @NerdPai @anamariacoelho @alinekelly @claudiamidori @claudiagiane @Blogdati (que postou duas vezes!) @kitaferreira @Elfinha @sustentabilizar @casacomdesign @clauchow @silvioalvarez @bibianamaia @karen_andressa @florfaz @andersoncosta @gnsbrasil @casacomdesign

P.S. Não pode ir ao encontro, mas fez questão de participar postando: @smiletic e @cybelemeyer. Obrigada!

Você pode gostar também de ler:
Neste ano meu filho mais velho completa 18 anos e - geração Uber - ele
Há alguns anos, tive a honra de fazer um "tour" por uma parte do rio
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas