empreendedorismo / sustentabilidade

A Semana Otimismo Que Transforma é uma iniciativa da Coca-Cola Brasil que já acontece há cinco anos. Durante uma semana, todo produto do portfólio da Coca-Cola Brasil vendido gera uma doação para o projeto de reciclagem do Instituto Coca-Cola Brasil. Em 2011, foram doados 5,5 milhões de reais.

E para quem tem dúvidas se vale a pena separar lixo e reciclar, vejam os produtos que são manufaturados com os materiais que muitos chamam de lixo, mas são insumos excelentes para artesãos. Trabalho do Criando Arte, que funciona com apoio da Rede Asta e do Insituto Coca-Cola Brasil.  A visita será tema de post hoje no blog!   http://www.avidaquer.com.br/semana-otimismo-2012

Chega maio e eu já fico pensando que tem  Semana Otimismo Que Transforma. Este evento, que movimenta os envolvidos com o Instituto Coca-Cola Brasil há cinco anos, se tornou uma experiência palpável para mim em 2010, quando fui a Itu, interior de SP, para conhecer o trabalho ambiental Águas das Florestas, desenvolvido em parceria com o SOS Mata Atlântica.

No final do mesmo ano fui convidada para ser a curadora de uma experiência nova que a Coca-Cola criava para se aproximar dos blogueiros ligados à sustentabilidade com viés positivo e construtivo: o portal Viva Positivamente. Modéstia totalmente à parte (e me permitam a “corujice” com os colaboradores do portal), temos um time fora de série no vivapositivamente.cocacolabrasil.com.br.

E por isso, ao planejar a Semana Otimismo Que Transforma deste ano (e estamos pensando neste dia desde o começo de 2012, creia!) tínhamos que fazer algo que combinasse com esta energia positiva e construtiva toda, mas, ao mesmo tempo, inspirasse cada um dos colaboradores blogueiros a arregaçar as mangas e desejar mudar mais um pouco da sua realidade, seja através de ações concretas (de mão na massa mesmo), da oferta de expertise profissional para apoiar os projetos e seus envolvidos (no ano passado fomos à @doeseulixo e muitos de nós puderam se aproximar deles nas redes sociais e apoiar virtualmente) ou apenas ajudar a contar estas histórias inspiradoras em nossos espaços online para que mais pessoas tenham vontade de usar seus talentos e seus espaços (pequenos ou grandes) para melhorar o mundo.

Esta visão é o que nos move nestes 15 meses do portal Viva Positivamente 2.0, valorizando as ações da comunidade online através do destaque de posts que tenham afinidade com as sete áreas apoiadas com destaque pela plataforma de sustentabilidade da Coca-Cola – benefícios das bebidas, vida saudável, comunidade, ambiente de trabalho, energia e clima, embalagens sustentáveis e água – e assim destacando os temas que nos são caros, mostrando que eles estão além do green washing, estão presentes nos debates e reflexões levantados por “gente como a gente”, sejam cooperados de reciclagem, artesãos nas comunidades ou blogueiros interessados numa visão mais sustentável e otimista do futuro. 
Em 2011, além dos blogueiros colaboradores do portal, convidamos para Semana Otimismo Que Transforma alguns blogueiros novos que poderiam ter afinidade com nosso conteúdo e trariam um novo viés para o trabalho.  Juntos conhecemos o trabalho de capacitação de profissionais da reciclagem (material descartado que pode ser usado não é lixo!) na ONG Doe seu lixo.
Neste ano os convidados já vieram com o status de colaboradores do portal, pois ao longo dos meses encontraram afinidades com o conteúdo que produzimos e destacamos. Em 2012 chamamos mais alguns blogueiros que esperamos que sejam impactados da mesma forma e venham para nossa turma, provando que o slogan da Coca-Cola é uma realidade: “Os bons são a maioria”. E juntos podemos fazer muito! 
blogueiros e Tião Silva do Lixo Extraordinário e garoto propaganda da Semana Otimismo que transforma da Coca-Cola Brasil

Na foto de André Lobo estou com Tião e Leonardo BorgesAline KellyGuilherme Nunes da SilvaClaudia ChowDafne Sardinha DiasAJ FreireClaudia MidoriRenato De Paiva GuimaraesElis MonteiroElenara Stein LeitãoRegiane IvanskiRenata DamasioKarla LopezBibiana Maia e Fernanda Piovanelli representando o blog Sustentabilidade Corporativa. Logo em seguida juntaram -se a nós Daiane SantanaAlexandre Inagaki, Renê Silva e Nick Falci Ellis. E fazem parte do Viva Positivamente, não puderam estar no encontro, mas colaboraram divulgando a #semanaotimismo Claudia Giane Macedo, Maria Alice MillerSimone Miletic.

O encontro deste ano teve dois pontos altos além desta chance maravilhosa de nos encontrarmos, trocarmos ideias e descobrirmos afinidades. Pudemos entrevistar coletivamente Tião dos Santos, presidente da associação dos catadores do Jardim Gramacho, bairro do município de Duque de Caxias (RJ), onde se encontra o maior aterro sanitário da América Latina.

[Sim, é aquele do Lixo Extraordinário, de Vick Muniz, documentário indicado ao Oscar em 2011 que tornou Tião Santos e o aterro de Gramacho mundialmente conhecidos.] Nesta parte do encontro éramos vinte blogueiros e numa mesa redonda enchemos o moço de perguntas sobre coleta seletiva efetiva, o impacto de iniciativas como o “Reciclou, Ganhou” na geração de empregos como forma de inclusão social e como o modelo atual de reciclagem pode servir de exemplo e ser aplicado em outros lugares.

Um dos assuntos discutidos durante o bate-papo foi a preocupação de Tião em garantir uma fonte de renda para os catadores após o fechamento do lixão de Gramacho, além do desafio de construir políticas públicas que insiram economicamente as famílias que viviam deste trabalho. A conversa também tratou da importância da implementação da política de resíduos sólidos, reforçando que os catadores precisam ser incluídos na cadeia logística reversa (responsabilidade da empresa em dar o destino correto aos resíduos da produção).

Na segunda parte do roteiro, tivemos a oportunidade de conhecer o coletivo “Criando Arte”, na Cidade de Deus, apoiado pelo Instituto Coca-Cola Brasil. Montado em uma residência familiar, a fabricação de produtos reutilizados a partir de garrafas PET é realizada integralmente por um grupo de sete a dez pessoas, dependendo da demanda solicitada. Liderado pela artesã Lea de Almeida, o coletivo cria bolsas, carteiras e outros produtos de porte pequeno, todos com venda direta, inclusive por canal online, graças ao apoio da Rede Asta.
[Eu fiz a experiência, sentei e trabalhei um pouco lá, prometo contar disso em outro post!]

Os coletivos possuem seu próprio design, diversificando assim a linha de produtos que mantém as características de seus criadores, porém revestidos da expertise oferecida pela parceria com o Instituto Coca-Cola que convida designers reconhecidos para repensar os produtos junto com as comunidades.  Exemplo do resultado alcançado por esse coletivo é a criação de porta-passaportes exclusivos para os atletas brasileiros participantes dos Jogos Olímpicos de Londres esse ano.

Blogueiros do Viva Positivamente visitando os artesãos do Criando Arte, na Cidade de Deus, Rio de Janeiro, no dia do lançamento da Semana Otimismo Que Transforma 2012.  Montado em uma residência familiar, a fabricação de produtos reutilizados a partir de garrafas PET é realizada integralmente por um grupo de sete a dez pessoas, dependendo da demanda solicitada. Liderado pela artesã Lea de Almeida, o coletivo cria bolsas, carteiras e outros produtos de porte pequeno, todos com venda direta, inclusive por canal online, graças ao apoio da Rede Asta. A visita será tema de post hoje no blog!   http://www.avidaquer.com.br/semana-otimismo-2012

Quer ver mais? Reunimos as fotos da visita dos blogueiros neste álbum.

E se você ainda não viu o documentário Lixo Extraordinário, saiba que não tem desculpa. Ele está inteiro no YouTube, pode ver aqui:


Você pode gostar também de ler:
A nova modinha entre as vlogueiras de Beleza gringas são 100 camadas de alguma coisa,
Esta me deixou impressionada: pesquisa realizada pela Kaspersky Lab afirma que as crianças podem estar
Como parte das iniciativas do blog A Vida Como A Vida Quer para o ano
Série de TV super popular na minha infância, MacGyver é uma piadinha que mostra sua
Mania de muita gente, o uso de filtros para as imagens que compartilhamos na internet
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas