Sebo ou alfarrábio?

sebos-alfarrabios-2-11-2007-14-24-53.jpgVocê compra livros em sebos? Percebo que muita gente tem preconceito com coisas usadas, mesmo sendo livros. Meu marido mesmo, quando entra em algum comigo, reclama do cheiro e da “energia” para que reina nestas lojas. Ele tem razão, pois trabalha na Liberdade, pertinho da Praça João Mendes e da Associação Paulista de Imprensa, região com muitos sebos mal-cuidados (mas com raridades acessíveis para quem não tem alergias respiratórias!).
Acostumei aos livros usados por conta da minha Batian (avó, em japonês, a minha vinda da província de Niigata). Para se manter atualizada e não deixar de ler no idioma pátrio (ela lia muito e fazia diários) ela comprava revistas e livros usados. Eu ainda lembro de uma banca de produtos assim na Casa Bueno, na rua Galvão Bueno, que vendia estes produtos antigamente. A vasta biblioteca do meu avô Juca Hoffmann, naturalmente de livros antigos, daqueles que se precisavam de um abridor de cartas para soltar as folhas (a forma de encadernação era diferente), me ensinou igualmente a apreciar as obras antigas e que contam deliciosamente a história do mundo e de quem os lê.

Lembram-se do boicote à Mattel? Aqui em casa eu consegui fazer, no Dia das Crianças compramos bons livros (só livro, veja bem!) e foi uma delicia. Compramos Tistu, O Menino do Dedo Verde (Maurice Druon), Um Cantinho Só Para Mim (Ziraldo e Ruth Rocha) e O Livro de Mágicas do Menino Maluquinho. Tudo no Sebo e com cara de livro novo. 🙂

Bem, agora o sebo é virtual, sabiam? Ouvi falar do Estante Virtual , mas o que eu visito em minhas buscas por livros é Traça, um indexador de sebos do Brasil. Lá achei esta estorinha sobre os sebos ou alfarrábios: “Antes da invenção da xerox ou das cópias heliográficas, os alunos da Universidade de Coimbra faziam resumos de suas matérias e os copiavam em litografias, conhecidas como sebentas.”

E a definição do Houaiss da Língua Portuguesa: 1a edição, 2001. ALFARRÁBIO. s. m. 1. Livro antigo ou velho de pouca ou nenhuma importância. 2.livro velho ou há muito editado e que tem valor por ser antigo. ALFARRABISTA. adj. 2 g. 1. que, ou aquele que compra e vende alfarrábio e livros usados . 2. que ou quem coleciona, lê ou consulta alfarrábios com freqüência. 3. local onde se vendem alfarrábios, antiquário de livros, sebo. CAGA-SEBO. Designação comum e imprecisa de diversas espécies de aves passariformes de proporção diminuta a que o povo do interior não dá importância. CAGA-SEBO. Livraria. CAGA-SEBISTA. Vendedor de livros usados; dono de sebo. SEBO. Livraria onde se compram e vendem livros usados. SEBISTA. Que ou aquele que compra e vende livros usados ; proprietário de sebo.

Em tempo: Para quem gosta de ler, vale visitar e ingressar no Sobre Livros, o fórum do Alessandro Martins – Livros e Afins.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook